Topo
pesquisar

Exercícios sobre a diferença entre veia, artéria e capilar

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre a diferença entre veia, artéria e capilar, você testará seus conhecimentos sobre o funcionamento do sistema cardiovascular. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(FUVEST) O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano.

Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?

 

I

II

III

a)

artéria

capilar

veia

b)

artéria

veia

capilar

c)

artéria

veia

artéria

d)

veia

capilar

artéria

e)

veia

artéria

capilar

questão 2

(UFSCar-2004) Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partir dali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de:

a) artérias ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ capilares.

b) artérias ⇒ coração ⇒ veias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ capilares.

c) veias ⇒ artérias ⇒ coração ⇒ veias ⇒ pulmão ⇒ artérias ⇒ capilares.

d) veias ⇒ pulmão ⇒ artérias ⇒ coração ⇒ veias ⇒ pulmão ⇒ artérias ⇒ capilares.

e) veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ capilares

questão 3

Anteriormente, era muito comum ouvir pessoas dizerem que artérias são vasos sanguíneos que levam sangue arterial (rico em oxigênio), enquanto veias são responsáveis por transportar sangue venoso (rico em gás carbônico). Vale destacar, no entanto, que existem veias que carregam sangue arterial e artérias que carregam sangue venoso. Marque a alternativa que indica o nome dessas artérias e veias que tornam a definição acima incorreta.

a) artéria aorta e veia cava.

b) artéria renal e veia renal.

c) artéria pulmonar e veia pulmonar.

d) artéria femoral e veia safena.

e) artéria carótida e veia braquiocefálica.

questão 4

Um aluno em uma aula de anatomia observou um vaso sanguíneo com uma característica peculiar: apresentava uma série de pregas que partiam da túnica íntima. A esses vasos sanguíneos podemos dar o nome de:

a) Aorta.

b) Artéria.

c) Veia.

d) Capilar.

e) Safena.

questão 5

De uma maneira geral, os vasos sanguíneos apresentam três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Nas(os) _________, a túnica média é bem mais espessa do que em outros vasos, e nos(as) _________, observa-se a ausência de túnica média e adventícia.

Marque a alternativa que completa adequadamente os espaços.

a) veias e artérias.

b) artérias e veias.

c) artérias e capilares.

d) capilares e artérias.

e) veias e capilares.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Analisando o gráfico, percebe-se que a pressão no primeiro vaso, assim como a velocidade do sangue, é maior, o que indica uma artéria. Já no vaso II, a pressão e a velocidade são muito pequenas, o que indica um capilar. Já no vaso III, a pressão é pequena, mas o sangue apresenta certa velocidade, o que indica uma veia.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. Sabendo-se que as veias levam sangue para o coração, que as artérias levam sangue do coração para o corpo e que capilares são os vasos menos calibrosos do sistema circulatório, podemos concluir que a passagem de sangue pelo corpo ocorre no sentido veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ pulmão ⇒ veias ⇒ coração ⇒ artérias ⇒ capilares.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A artéria pulmonar é responsável por transportar sangue rico em gás carbônico até os pulmões, e as veias pulmonares levam sangue rico em oxigênio para o coração.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. As veias são estruturas que levam o sangue do corpo para o coração e, em razão de o movimento do sangue ocorrer contra a gravidade e com pouca pressão, a presença de válvulas é essencial para evitar o refluxo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. As artérias possuem uma túnica média desenvolvida que suporta as altas pressões do sangue. Já os capilares não possuem túnica média e adventícia, o que facilita a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola