Topo
pesquisar

Exercícios sobre os rins

Exercícios de Biologia

Para resolver estes exercícios sobre os rins, relembre a função e a anatomia interna desses órgãos. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os rins são estruturas relacionadas com o processo de excreção, ou seja, com a eliminação de substâncias em excesso ou que são prejudiciais ao organismo. Sabemos que esses órgãos apresentam uma camada chamada de medula, que está localizada mais internamente, e o córtex, que está localizado na região mais periférica. Na medula, encontramos estruturas em formato de cone que recebem o nome de:

a) pelve renal.

b) pirâmides renais.

c) néfrons.

d) suprarrenais.

e) ductos renais.

questão 2

Ao observar a morfologia externa de um rim, percebemos que ele apresenta um formato semelhante a um grão de feijão. Na sua parte côncava, podemos observar uma região por onde entram e saem os vasos sanguíneos. Essa fenda recebe o nome de:

a) ureter.

b) pelve renal.

c) ducto coletor.

d) hilo renal.

e) glomérulo renal.

questão 3

Os néfrons são conhecidos como as estruturas funcionais do rim, sendo nesses locais que ocorrem a filtração do sangue e a formação da urina. A respeito dos néfrons, marque a alternativa que melhor descreve essa estrutura.

a) O néfron é uma estrutura tubular que consiste em um longo túbulo com três regiões distintas: túbulo contorcido proximal, alça néfrica e túbulo contorcido distal.

b) O néfron é uma estrutura em forma triangular que possui em seu vértice a chamada papila renal, que desemboca nos ductos coletores.

c) O néfron é uma estrutura tubular formada pela cápsula renal, que reveste um emaranhado de capilares, e um tubo chamado de ducto coletor.

d) Os néfrons são estruturas tubulares formadas pelo corpúsculo renal, uma região que apresenta capilares envolvidos por uma cápsula, e por um tubo longo chamado de túbulo néfrico.

questão 4

(UFVJM-MG) Observe o desenho abaixo, em que é representado um importante sistema da estrutura do corpo humano.

O sistema acima é importante para diversas funções do corpo
O sistema acima é importante para diversas funções do corpo

De acordo com sua observação, é correto afirmar que esse sistema é responsável pelos processos abaixo relacionados, exceto o da alternativa:

a) Manutenção da homeostase.

b) Produção de eletrólitos.

c) Eliminação de excretas nitrogenadas.

d) Osmorregulação.

questão 5

(Fuvest- SP) Em algumas doenças humanas, o funcionamento dos rins fica comprometido. São consequências diretas do mau funcionamento dos rins

a) acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue e elevação da pressão arterial.

b) redução do nível de insulina e acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue.

c) não produção de bile e enzimas hidrolíticas importantes na digestão das gorduras.

d) redução do hormônio antidiurético e elevação de glicose no sangue.

e) redução do aldosterona, que regula a pressão osmótica do sangue.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. As pirâmides renais são estruturas triangulares localizadas na região do rim conhecida como medula renal. Essas pirâmides são grupos de ductos que têm como função a coleta da urina formada nos néfrons.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. O hilo renal é uma fenda vertical na região côncava do rim por onde passam a artéria renal e a veia renal. Além dos vasos sanguíneos, a pelve renal deixa o seio renal por esse local.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. O néfron é formado por duas porções principais: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico. O corpúsculo é formado por uma cápsula, chamada de cápsula glomerular, que envolve um emaranhado de capilares (glomérulo renal). Do corpúsculo parte um túbulo (túbulo néfrico) que pode ser dividido em três porções distintas: túbulo contorcido proximal, alça néfrica (ou alça de Henle) e túbulo contorcido distal.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. O sistema urinário está relacionado principalmente com a excreção de substâncias em excesso e que causam danos ao organismo, sendo assim, ele também atua no processo de homeostase e osmorregulação.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. Como os rins estão relacionados principalmente com a excreção de substâncias, seu mau funcionamento faz com que se acumulem no corpo produtos tóxicos que deveriam ser eliminados. Alguns problemas renais também estão relacionados com a pressão arterial, assim como o aumento da pressão pode causar insuficiência renal.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola