Topo
pesquisar

Exercícios sobre tifo, tracoma e tuberculose

Exercícios de Biologia

Para resolver estes exercícios sobre tifo, tracoma e tuberculose, relembre os sintomas, tratamento, prevenção e agente causador dessas doenças. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Tifo é o nome dado a várias doenças causadas por bactérias do gênero Rickettsia. O tipo conhecido como tifo epidêmico é ocasionado pela bactéria Rickettsia prowazekii e é transmitido para o ser humano através

a) da picada de insetos hematófagos.

b) da ingestão de água contaminada.

c) da ingestão de alimentos contaminados

d) das fezes do piolho humano.

e) das pulgas de ratos.

questão 2

As bactérias são responsáveis por uma grande quantidade de doenças, que podem acometer qualquer parte do corpo. Algumas delas, como a Chlamydia trachomatis, estão relacionadas com infecções oculares que provocam inflamação da conjuntiva e córnea. Entre as alternativas a seguir, marque a que indica corretamente o nome da doença causada por essa bactéria:

a) Sífilis.

b) Tracoma.

c) Clamídia.

d) Tifo.

e) Tricomoníase.

questão 3

A tuberculose é uma doença bacteriana que normalmente atinge os pulmões e é transmitida por vias aéreas. Essa doença, que constitui um grande problema de saúde, é causada pelo bacilo:

a) Halobacterium tuberculosis.

b) Rickettsia tuberculosis.

c) Mycobacterium tuberculosis.

d) Corynebacterium tuberculosis.

e) Streptococcus tuberculosis.

questão 4

A tuberculose é uma doença contagiosa grave causada por bactérias chamadas de bacilo de Koch. Após o contágio, o bacilo pode acometer vários órgãos, sendo os pulmões os mais frequentemente atingidos. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta:

a) A tuberculose é transmitida pelo ar.

b) A BCG é feita utilizando-se a bactéria Mycobacterium bovis atenuada.

c) A BCG confere total proteção contra a tuberculose pulmonar.

d) A tuberculose pode acometer pessoas de qualquer idade e sexo.

e) Nem todas as pessoas que têm contato com a bactéria contraem a tuberculose.

questão 5

Marque a alternativa que indica corretamente o nome da doença causada pela bactéria Rickettsia typhi que é responsável por desencadear febre alta, dores de cabeça, calafrios, dores musculares e nas articulações e mal-estar.

a) Tifo endêmico.

b) Tifo epidêmico.

c) Tracoma.

d) Pediculose.

e) Tétano.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. O tifo epidêmico é transmitido quando o piolho elimina suas fezes no homem e as bactérias invadem nosso corpo através de lesões microscópicas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. O tracoma é uma doença causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e acomete a córnea e a conjuntiva. A recorrência da doença pode levar à cegueira.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O agente causador da tuberculose é a bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A BCG possui um efeito protetor contra a tuberculose pulmonar muito variável. Alguns estudos afirmam que a variação pode ir de zero a 80%. A proteção contra formas mais graves da doença alcança valores superiores a 80%.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. O tifo endêmico, também chamado de murino, é causado pela bactéria Rickettsia typhi e é transmitido através de pulgas de rato e gato.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola