Topo
pesquisar

Exercícios sobre Geografia Econômica

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre Geografia Econômica envolvem temas acerca da relação entre o espaço geográfico e a economia. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

 “No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.

(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: EdUSP, 2006. p.39.)

Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa correta:

a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da natureza em sua forma pura.

b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente homogênea e igualitária.

c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção pelo homem de seu próprio ambiente.

d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço das sociedades.

e) O espaço geográfico social, atualmente, resume-se à construção das cidades e moradias.

questão 2

A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que:

a) os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas.

b) os países centrais abandonam completamente a fabricação de produtos secundários, destinando os seus esforços apenas ao setor terciário.

c) a expressão do capitalismo comercial organiza as ações produtivas para os campos dominantes da economia global.

d) a industrialização manifesta-se apenas em zonas economicamente estáveis, sendo um indicativo do avanço tecnológico regional ou nacional. 

questão 3

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não representa um elemento constitutivo ou participativo da produção do espaço econômico:

a) Urbanização

b) Industrialização

c) Mecanização do campo

d) Extrativismo mineral e vegetal

e) Delimitação de Unidades de Conservação.

questão 4

(UEMG)

A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.

a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.

b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias-primas.

c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.

d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

respostas
Questão 1

a) Falso – O espaço geográfico é construído por elementos da natureza que, em maior parte, são organizados a partir da transformação destes em mercadorias e objetos técnicos.

b) Falso – A produção do espaço não pode ser considerada homogênea e igualitária, visto que ela se manifesta com diferenças no tempo, nas condições sociais e no desenvolvimento técnico.

c) Verdadeiro – O espaço geográfico é o meio produzido pelo homem no sentido de construir o seu próprio ambiente através das transformações da natureza, que passa a ser considerada como uma natureza humanizada.

d) Falso – O uso das técnicas é um dos elementos primordiais na constituição do espaço geográfico.

e) Falso – O espaço geográfico vai além do meio urbano, estendendo-se também para o meio rural, onde também se constituem formas e ações sociais.

Voltar a questão
Questão 2

A produção industrial, em nível mundial, organiza-se espacialmente com base na Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em que os países centrais produzem mercadorias industriais e dominam tecnologias de ponta, enquanto os países periféricos fornecem, em geral, matérias-primas e produtos industriais com baixo valor tecnológico.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 3

A construção do espaço econômico envolve todo e qualquer processo de transformação da natureza pelas atividades humanas, no sentido de atender aos seus interesses para a constituição de suas sociedades. Essa dinâmica envolve elementos como a urbanização, a transformação do meio rural, a propalação de indústrias e a extração de elementos naturais. Dessa forma, apenas aqueles espaços conservados e não afetados diretamente pela ação antrópica não se constituem como instâncias participativas dessa categoria.

Alternativa a ser assinalada: letra E. 

Voltar a questão
Questão 4

As empresas multinacionais caracterizam-se por serem, em geral, altamente tecnológicas, combinando uma série de ações e técnicas para diminuir quantitativamente as unidades de produção e o uso de matérias-primas e elevar qualitativamente a otimização do processo produtivo. Além disso, essas empresas descentralizam-se por várias partes do globo e organizam, por essa razão, grandes investimentos publicitários para alcançar o maior mercado consumidor possível.

Alternativa a ser assinalada: letra D

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola