Topo
pesquisar

Exercícios sobre IDH

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre IDH e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Qual o objetivo das médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

Ver Resposta
questão 2

Cite os critérios para se estabelecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ver Resposta
questão 3

Os países do continente africano apresentam as menores médias de IDH do planeta. Quais os fatores que contribuem para esse fato?

Ver Resposta
questão 4

Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:

a) Estados Unidos, França e Reino Unido

b) Brasil, Austrália e Japão

c) Níger, Finlândia e Alemanha

d) Noruega, Austrália e Islândia

e) Japão, Noruega e Suíça

Ver Resposta
questão 5

(UFPE)

Verifique os dados apresentados a seguir.


Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:

a) desses países, apenas dois têm economia desenvolvida.

b) os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental.

c) o país 4 encontra-se numa fase de recessão.

d) os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista.

e) o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.
 

Ver Resposta
questão 6

(UEL-PR)

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.

III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.

IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

 

Ver Resposta
respostas
Questão 1

A Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou o indicador chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com o objetivo de estabelecer o nível de qualidade de vida da população de um determinado país, levando-se em consideração os aspectos socioeconômicos dos habitantes.

Voltar a questão
Questão 2

Para estabelecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), são abordados três aspectos (um econômico e dois sociais). São eles:

- Produto Interno Bruto (PIB) per capita (consiste na divisão do Produto Interno Bruto (PIB) em dólares norte-americanos pelo número total de habitantes). Além disso, leva-se em conta o custo de vida de cada país, demonstrando qual o poder de compra que aquela população tem com determinada renda;

- Educação (taxa de alfabetização da população acima de 15 anos, nível de instrução e escolaridade);

- Expectativa de vida (baseia-se na expectativa de vida da população e na taxa de mortalidade infantil).
 

Voltar a questão
Questão 3

A África possui os menores Índices de Desenvolvimento Humano, são vários os fatores que contribuem para esse fato. O longo processo de colonização e exploração dos recursos naturais pelos colonizadores dificulta o desenvolvimento econômico dos países africanos. A expectativa de vida da população é baixa, os altos índices de pessoas com AIDS, subnutrição, os conflitos étnicos, entre outros aspectos, são os principais responsáveis por esse quadro atual.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – Os Estados Unidos ocupa a 13° posição, França a 8° posição e o Reino Unido é 21° no ranking mundial.

b) Falso – A Austrália possui  o segundo melhor IDH do mundo, no entanto, o Brasil, com média 0,813, ocupa a 75° posição, o Japão é o 10°.

c) Falso – Níger é o país que detém o menor IDH do planeta (0,340), Finlândia é a 12° e a Alemanha ocupa a 22° posição mundial.

d) Verdadeiro – A Noruega possui o melhor IDH (0,971), logo em seguida está a Austrália (0,970) e a terceira melhor média é da Islândia (0,969).

e) Falso – A Noruega apresenta o maior IDH do planeta, entretanto, o Japão é o 10° e a Suíça possui o 9° melhor IDH.
 

Portanto, o gabarito é letra d.

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – Conforme os dados da tabela, apenas um país possui economia desenvolvida, pois a taxa de analfabetismo dos outros quatro países é alta, a expectativa de vida é baixa e as médias de IDH não são elevadas.

b) Falso – Os países da Europa Ocidental apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano e expectativa de vida, sendo o país 1 contrário a esses aspectos.

c) Falso – O país 4 apresenta características de um país economicamente pobre e com vários problemas socioeconômicos, não passando apenas por um período de recessão.

d) Falso – Os países 2 e 3 apresentam grandes problemas socioeconômicos, as taxas de analfabetismo são altas (80,8 e 64,5 respectivamente), baixa expectativa de vida e IDH. Esses fatores não são unanimidade entre os países de economia socialista.  

e) Verdadeiro – Os países que possuem economia desenvolvida apresentam características típicas do número 5, com elevadas médias de IDH, expectativa de vida alta, além de baixas médias de analfabetismo e pequeno crescimento demográfico.

Portanto,o gabarito é letra e.

 

Voltar a questão
Questão 6

I - Falso – A qualidade de vida da população é avaliada através dos critérios utilizados para calcular a média do IDH, eles estão diretamente relacionados (expectativa de vida, escolaridade, PIB per capita), sendo analisados de todos habitantes para a obtenção da média final.

II - Verdadeiro – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia os principais fatores socioeconômicos de uma determinada população, analisando os aspectos relacionados à saúde, educação e economia.

III - Falso – Através das médias estabelecidas pelo IDH são demonstrados os principais resultados dos investimentos públicos, ou seja, quanto maior a expectativa de vida da população, maiores são os investimentos em saúde.

IV - Verdadeiro – Como os dados do IDH são obtidos através de médias da população total de um país, pode haver distorções, pois não avalia a má distribuição de riquezas, sendo um dado homogêneo, desconsiderando as desigualdades socioeconômicas da população de um determinado território.

Portanto, o gabarito é letra e.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola