Topo
pesquisar

Exercícios sobre Tipos de Vegetação

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Tipos de Vegetação e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.

 

Ver Resposta
questão 2

Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:

a) Cerrado

b) Mata de Cocais

c) Mangue

d) Caatinga

e) Pantanal 
 

Ver Resposta
questão 3

(PUC-SP)

O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado 
 

Ver Resposta
questão 4

(UFSC 2010)

Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).

a) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

b) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

c) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

d) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

e) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

f) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

g) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.
 

Ver Resposta
questão 5

O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, possui diversos tipos de vegetação, apresentando um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no território brasileiro.

Ver Resposta
questão 6

De acordo com o texto e os seus conhecimentos, aponte as principais características dos seguintes biomas brasileiros:

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Pantanal

d) Mata Atlântica

e) Floresta Amazônica
 

Ver Resposta
questão 7

Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.

a) Mangue

b) Caatinga

c) Campos

d) Cerrado

e) Mata de araucária
 

Ver Resposta
questão 8

Relacione os números, que indicam os biomas, com as suas respectivas imagens.

1 – Cerrado
2 – Caatinga
3 – Mata Atlântica
4 – Mangue
5 – Campos
6 – Floresta Amazônica
7 – Mata de Araucária
8 – Pantanal
9 – Mata de Cocais
 

Ver Resposta
respostas
Questão 1
Questão 2

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – O cerrado é um bioma típico do Centro-Oeste brasileiro, onde não há encontro das águas do mar com as águas dos rios.

b) Falso – Esse tipo de vegetação consiste numa zona de transição entre a Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste Brasileiro. O caranguejo não é uma espécie desse bioma.

c) Verdadeiro – O mangue é um bioma típico de pontos da costa brasileira, sendo muito comum em locais onde o mar se encontra com as águas doces dos rios. O caranguejo e a ostra são as principais espécies desse bioma.

d) Falso – A caatinga possui vegetação típica de regiões semiáridas, formada por plantas que se adaptam ao clima seco. Portanto, esse bioma não é típico de regiões onde ocorre o encontro das águas do mar com as águas dos rios.

e) Falso – O pantanal é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Esse tipo de cobertura vegetal não ocorre em regiões costeiras, além de não abrigar caranguejos.
 

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa correta: letra “E”.

a) Falso – A floresta tropical é caracterizada pela grande presença de chuvas, não havendo grandes períodos de seca, diferentemente do Planalto Central.

b) Falso – A caatinga é marcada por grandes períodos de seca e apresenta vegetação típica de regiões semiáridas. Esse bioma é predominante no o sertão nordestino.

c) Falso – As árvores do pantanal não apresentam caules com cascas espessas, além desse domínio não apresentar grandes períodos de seca.

d) Falso – Nas áreas em que a mata semiúmida está presente não ocorre grande períodos de seca, além de suas árvores não apresentarem aspectos tortuosos e cascas espessas.

e) Verdadeiro – O cerrado é o bioma típico do Planalto Central, suas árvores são tortuosas e possuem cascas espessas. A região onde predomina esse tipo de vegetação é mercada por duas estações bem definidas: chuvosa (outubro a março) e seca (abril a setembro). 
 

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – O cerrado não é uma floresta tropical. Apesar da ocorrência desse tipo de vegetação em várias regiões brasileiras, o cerrado é predominante no Centro-Oeste.

b) Falso – A caatinga é um bioma típico do sertão nordestino, onde prevalece uma vegetação característica de regiões semiáridas.

c) Verdadeiro – Os mangues estão presentes em vários pontos da costa brasileira, abrangendo áreas que vão do Amapá até Santa Catarina. O manguezal é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental, pois esse ecossistema apresenta grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para as espécies marinhas, onde vários peixes, moluscos e crustáceos realizam a reprodução.

d) Falso – O pampa é o tipo de cobertura vegetal predominante no Rio Grande do Sul. Na Região Centro-Oeste, prevalece o bioma cerrado. 

e) Falso – A Floresta Amazônica cobre toda a região Norte do Brasil. As palmeiras e os pinheiros não são árvores típicas desse bioma.

f) Verdadeiro – O Pantanal está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. Esse bioma é uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Durante os períodos chuvosos (outubro a abril), o nível dos rios na bacia do Paraguai aumenta e inunda a planície, cobrindo até dois terços da área pantaneira.

g) Falso – A Mata Atlântica está presente na porção leste do território nacional, estendendo-se do Piauí ao Rio Grande do Sul. O babaçu e a carnaúba são árvores típicas do bioma Mata dos Cocais. A Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil. 

Voltar a questão
Questão 5

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta nove biomas diferentes: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas (mangues).

Voltar a questão
Questão 6

a) Caatinga
Vegetação típica da Região Nordeste, a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Apresenta vegetação de regiões semiáridas, com perda de folhas na estação seca. As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A fauna é representada por roedores, insetos, aracnídeos, arara azul, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, veado-catingueiro, etc.      


b) Cerrado
O bioma cerrado está presente em diferentes regiões do território brasileiro, mas é no Centro-Oeste que ele predomina. Sua vegetação é formada por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. As árvores possuem caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.


c) Pantanal
Considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta, o pantanal possui uma vegetação complexa, apresentando características do cerrado, campos e florestas tropicais. Esse bioma é uma área de transição entre a Amazônia e o cerrado. Sua fauna é composta por jacarés, serpentes, capivaras, papagaios, tucanos, tuiuiús, onças, macacos, entre outros.

d) Mata Atlântica
A Mata Atlântica consiste num mosaico de ecossistemas diversificados, apresentando variações nas estruturas internas e interações ecológicas diferenciadas em cada região. Sua vegetação é composta por árvores de grande porte – peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.

e) Floresta Amazônica
Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui uma vegetação densa e intricada, as plantas crescem bastante próximas umas às outras, além disso, plantas parasitas são comuns. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.

 

Voltar a questão
Questão 7

a) Falso – Os mangues são típicos de áreas litorâneas, onde o mar se encontra com as águas doces dos rios.

b) Falso – A caatinga é o bioma característico da Região Nordeste. Sua vegetação é de regiões semiáridas, formada por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água. 

c) Falso – Os campos estão presentes na Região Norte (Amazonas, Roraima e Pará) e, principalmente, na Região Sul, com as pradarias mistas subtropicais. O solo desse bioma é extremamente rico em nutrientes.

d) Verdadeiro – Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio.

e) Falso – A mata de araucária é um bioma encontrado no estado de São Paulo e, principalmente, nos estados da Região Sul, em especial no Paraná. Sua vegetação é caracterizada pela presença de árvores aciculifoliadas, com folhas em formato de agulha. O solo desse bioma é rico em nutrientes.

Voltar a questão
Questão 8

a) Mata Atlântica (número 3).
b) Caatinga (número 2).
c) Mangue (número 4).
d) Pantanal (número 8).
e) Cerrado (número 1).
f) Mata dos Cocais (número 9).
g) Mata de Araucárias (número 7).
h) Floresta Amazônica (número 6).
i) Campos (número 5).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola