Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Conjuração Baiana

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Conjuração Baiana e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Qual o contexto social e econômico em que a Conjuração Baiana foi deflagrada?

Ver Resposta
questão 2

Indique quais desses acontecimentos inspiraram a Conjuração Baiana.

a) A Viradeira, em Portugal.

b) A Independência do Haiti.

c) A expulsão dos holandeses do Brasil.

d) A União Ibérica.

e) A Revolução Mexicana.

Ver Resposta
questão 3

Qual a participação do grupo “Cavaleiros da Luz” no processo de organização da Conjuração Baiana?

Ver Resposta
questão 4

Por qual motivo os “Cavaleiros da Luz” acabaram se afastando do movimento que deu origem à Conjuração?

Ver Resposta
questão 5

Disserte sobre o desfecho tomado pela Conjuração Baiana.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Desde a transferência da capital para o Rio de Janeiro, a cidade de Salvador enfrentava sérias dificuldades para superar a crise da economia açucareira e desenvolver outras atividades lucrativas. Ao mesmo tempo, a população vivia sobrecarregada com a cobrança de pesadas taxas e, em diversas ocasiões, contestava as exigências impostas pela metrópole.

Voltar a questão
Questão 2

Letra b. Tendo caráter visivelmente popular, a Conjuração Baiana contou com a participação de escravos e outros populares que se inspiraram na notícia da rebelião escrava que determinou o fim da dominação colonial no Haiti.

Voltar a questão
Questão 3

Tomados pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, os “Cavaleiros da Luz” discutiam os princípios e valores do pensamento iluminista como instrumento capaz de promover a formação de uma República mais justa e próspera no território baiano. Além dessas reuniões, os “Cavaleiros” foram responsáveis diretos pela produção de um farto conjunto de publicações que convocavam a população a participarem de um levante contra as autoridades metropolitanas.

Voltar a questão
Questão 4

O afastamento dos Cavaleiros da Luz acabou se dando na medida em que o movimento baiano foi ganhando conotações mais radicais e populares. Provenientes, em sua grande maioria, das elites locais, os Cavaleiros não concordavam com o fim da escravidão ou com a adoção de outras medidas que viessem a prejudicar seriamente os seus interesses econômicos.

Voltar a questão
Questão 5

Por meio de denúncias anônimas, a Conjuração Baiana acabou sendo desbaratada pelas autoridades metropolitanas e teve alguns de seus líderes presos. Apenas alguns líderes de procedência popular acabaram sendo enforcados, esquartejados e tendo seus restos mortais expostos em diferentes pontos da cidade.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola