Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Seca do Nordeste

Exercícios de História do Brasil

Nestes exercícios sobre a Seca do Nordeste, você poderá averiguar os conhecimentos que obteve a respeito desse tema específico da História do Brasil. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Um dos fatores que mais contribuíram para o agravamento da situação das pessoas atingidas pelos períodos de seca no Brasil foi o uso privado, por parte de políticos locais, de verbas do governo federal destinadas à construção de poços e açudes públicos. Esse fenômeno ficou conhecido como:

a) Indústria da água.

b) Transposição do Rio São Francisco

c) Água para todos.

d) Política do açude

e) Indústria da seca

questão 2

(UFPE) Considere os seguintes textos:

I. "As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem."

(Jornal "A República", Rio Grande do Norte, setembro de 1903.)

II. "Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São 8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil."

(Jornal "Folha de São Paulo", novembro de 1992.)

A leitura dos dois textos e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que:

a) o agravamento da seca no Nordeste é cíclico e as pesquisas federais revelam que o problema limita-se à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido ano a ano.

b) no início do século os problemas relacionados à seca eram muito mais graves, pois não havia ainda a ajuda governamental e a concentração das terras era muito grande.

c) a perpetuação do problema da falta de água no Nordeste tem a dupla finalidade de preservar o clientelismo e mascarar um grande problema da Região que é a má distribuição das terras.

d) o número crescente de áreas irrigadas tem permitido hoje evitar o êxodo forçado do sertanejo, como acontecia com maior frequência no início do século.

e) atualmente o problema das secas é enfrentado com muito mais seriedade que no início do século, sendo prova disto a distribuição de "cestas básicas" e a perfuração de poços nas zonas mais afetadas.

questão 3

Um dos “efeitos colaterais” da seca de 1877, que assolou regiões inteiras do Nordeste, sobretudo o Ceará, foi:

a) a migração em massa de cearenses para as ilhas Antilhas.

b) a destruição de vilas e cidades inteiras por parte do exército nacional.

c) a migração em massa de cearenses para a região amazônica.

d) a migração em massa de cearenses para o estado do Rio de Janeiro.

e) a migração em massa de cearenses para o Suriname.

questão 4

Uma das medidas desenvolvidas pelo governo do Ceará, no contexto da grande seca de 1915, foi:

a) A criação de campos de concentração para recolher os flagelados pela seca.

b) O extermínio em massa daqueles que foram atingidos pela seca.

c) A criação de um vasto sistema de poços artesianos em todas as cidades do estado.

d) Realização de m Congresso Internacional sobre a Seca.

e) A transposição dos rios próximos às regiões mais afetadas pela seca.

respostas
Questão 1

Letra E 

A chamada “Indústria da Seca” é compreendida pelos historiadores como um fenômeno de agravamento dos efeitos dos longos períodos de estiagem no Nordeste Brasileiro. Ela consistia na falta de lisura política e no uso privado de verbas destinadas à construção de poços e açudes para suprir a necessidade de água da população. Alguns políticos do Nordeste, entre meados do século XIX e início do século XX, em vez de construírem poços e açudes públicos, faziam-no nos domínios de suas propriedades, privando a grande massa da população de usufruir do benefício vital.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Apesar de o fenômeno das secas do Nordeste ser de ordem natural, há, por parte da ação de políticos, a persistência do agravo dos efeitos das estiagens. Esses efeitos já causaram e ainda causam inúmeros transtornos e consequências gravíssimas, como o alto índice de mortalidade, migração em massa etc.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A seca de 1877 provocou um deslocamento em massa de cearenses para a região da floresta amazônica, com o objetivo de trabalharem no cultivo das seringueiras e na extração da borracha.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

O governo do Ceará desenvolveu um sistema de campos de concentração para acomodar os flagelados pela seca, isto é, as pessoas atingidas pelos efeitos devastadores dos longos períodos de estiagem. O primeiro desses campos foi o de Alagadiço, construído nas imediações da cidade de Fortaleza. Esses campos acomodavam milhares de pessoas que vagavam pela cidade, pedindo esmolas, com sede, fome e sem abrigo. Um dos relatos mais impressionantes sobre a vida em Alagadiço está presente no romance “O Quinze”, de Raquel de Queiroz.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola