Exercícios sobre a sociedade na República Velha (1889-1930)

A sociedade da República Velha conheceu alterações que iriam marcar a história do Brasil no século XX. Realize esta lista de exercícios e conheça mais sobre o período. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

Durante a República Velha houve o início da diversificação da economia brasileira, alterando lentamente a dependência de apenas uma mercadoria produzida no país. Indique a alternativa que possui uma mercadoria que não foi produzida no Brasil neste período histórico.

  1. Borracha
  2. Industrialização
  3. Café
  4. Petróleo
Ver resposta
Resposta

Letra D. O Petróleo não era produzido no Brasil neste período, ganhando sua produção impulso apenas a partir da década de 1950.

Questão 2

(UFMG) Leia o texto:

Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o presidente da República, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador – “o voto”. Julgavam os chefes e capatazes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votava em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e para obviar os inconvenientes de semelhante fato, os mesários de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiam e davam votações aos candidatos conforme queriam. (...) às vezes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráticos que nem sacerdotes de antigas religiões.

(BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 65-66.)

Todas as alternativas contêm informações que confirmam o comportamento eleitoral criticado na sátira de Lima Barreto, exceto em:

  1. o domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânica eleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.
  2. o interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político eleitoral.
  3. o sistema eleitoral descrito como corrupto estava na base da política dos governadores, posta em prática pelas oligarquias na chamada República Velha.
  4. o sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dos anos 20, através da ação decisiva da Aliança Liberal.
  5. o voto de cabresto era uma forma de manipulação de eleitorado, seja através da compra de voto, seja através da troca do voto por favores.
Ver resposta
Resposta

Letra D. O sistema eleitoral fraudulento vigorou em todo o período da República Velha, não se consolidando apenas no final dos anos 20.

Questão 3

Analise os fatos da História do Brasil que estão indicados abaixo.

02) – Tenentismo.

04) – Política do Café-com-Leite.

06) – Produção da Borracha na Amazônia.

08) – Guerra de Canudos.

10) – Balaiada.

A partir do que foi exposto, indique a alternativa que expõe corretamente a somatória dos números que precedem as afirmativas que se referem a eventos históricos ocorridos durante a República Velha.

  1. 10
  2. 30
  3. 20
  4. 16
  5. 12
Ver resposta
Resposta

Letra C. Apenas a afirmativa 10 está incorreta, já que a Balaiada ocorreu no período Imperial da história brasileira.

Questão 4

(Fuvest-SP) A política do café, durante a Primeira República:

  1. chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando depois a reger-se pelas leis do mercado.
  2. procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
  3. pode ser equiparada a de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa.
  4. atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais através dos Planos de Defesa.
  5. foi dirigida pelo governo do estado de São Paulo, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra.
Ver resposta
Resposta

Letra B. Como os cafeicultores dominavam politicamente o estado federal, eles conseguiram durante a Primeira República impor medidas que beneficiavam sua produção.

Leia o artigo