Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra Civil em Ruanda

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a guerra civil que foi travada em Ruanda e colocou hutus e tutsis lutando entre si de 1990 a 1994. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Guerra Civil travada em Ruanda, de 1990 a 1994, levou as duas maiores etnias desse país ao enfrentamento. Quais eram essas etnias?

a) zulus e twas

b) tsongas e twas

c) twas e tutsis

d) hutus e tutsis

e) hutus e tsongas

questão 2

A rivalidade existente em Ruanda entre as duas etnias hegemônicas foi reflexo de uma política imposta pelos colonizadores europeus, que concederam privilégios a tutsis em detrimento dos hutus. Essa política foi imposta pelos:

a) ingleses

b) franceses

c) belgas

d) espanhóis

e) holandeses

questão 3

Durante a Guerra Civil em Ruanda, cerca de 800 mil tutsis foram executados em um genocídio promovido por um grupo extremista da etnia hutu. O genocídio foi resultado de anos de ressentimentos existentes entre essas etnias e foi promovido pelo grupo extremista:

a) Poder Hutu

b) Kangura

c) RTLM

d) Frente Patriótica de Ruanda

e) Poder Kigali

questão 4

A existência de movimentos supremacistas de hutus, que promoviam discurso de ódio contra os tutsis, remonta:

a) à Revolução Ruandesa e ao processo de independência do país.

b) às eleições da década de 1970 que elegeram Juvénal Habyarimana como presidente.

c) À reforma agrária realizada no país durante a década de 1980.

d) Ao golpe de estado realizado por Juvénal Habyarimana na década de 1970.

e) À década de 1960, quando os Estados Unidos passaram a financiar milícias hutus contra guerrilheiros tutsis, aliados ao comunismo soviético.

respostas
Questão 1

Letra D

A guerra civil travada em Ruanda, de 1990 a 1994, levou ao enfrentamento das duas etnias hegemônicas do país: hutus e tutsis. Durante esse conflito, supremacistas hutus incentivaram a população a promover a perseguição e o massacre de cidadãos ruandeses da etnia hutu. Em 1994, cerca de 800 mil tutsis foram mortos nesse genocídio.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Originalmente, a colonização dessa região ficou a cargo dos alemães, no entanto, após a Primeira Guerra Mundial, o controle desse território passou para os belgas, os quais acentuaram a divisão que havia entre tutsis e hutus. Aos tutsis, foram entregues cargos governamentais importantes e outros privilégios por causa de seus traços mais europeizados. Além disso, os belgas criaram um documento de identidade que registrava a etnia de cada pessoa. Essas ações, ao longo dos anos, aumentaram os ressentimentos existentes entre essas etnias.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

O Poder Hutu surgiu de uma organização extremista chamada Akazu, que era conhecida por promover um discurso supremacista e incentivar a perseguição de tutsis. Essa organização despontou com o financiamento feito por Agathe Habyarimana, esposa do presidente. O grupo Poder Hutu foi diretamente responsável pelo genocídio promovido em Ruanda em 1994.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

Os discursos de ódio contra os tutsis remontam à Revolução Ruandesa e ao processo de independência do país, pois os tutsis eram um grupo que tinha acesso a uma série de privilégios na administração colonial. Durante o processo de independência, eram comuns protestos contra os privilégios tutsis, e esse clima levou a uma perseguição que obrigou milhares de pessoas dessa etnia a fugirem do país.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola