Topo
pesquisar

Exercícios sobre Guerra Franco-Prussiana

Exercícios de História

Ao realizar os exercícios sobre Guerra Franco-Prussiana, ocorrida em 1870-1871, é interessante lembrar os sentimentos nacionalistas envolvidos no conflito. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Pucsp 2006) Considere os textos a seguir, que se referem a dois momentos distintos da história alemã: respectivamente, à unificação do Estado nacional, no século XIX, e ao período nazista, no século XX.

“O próprio Bismarck parece não ter se preocupado muito com o simbolismo, a não ser pela criação de uma bandeira tricolor, que unia a branca e preta prussiana com a nacionalista liberal preta, vermelha e dourada (...).”

(Eric Hobsbawn. “A invenção das tradições”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 281)

"Hitler escreve a propósito da bandeira: ‘como nacional-socialistas, vemos na nossa bandeira o nosso programa. Vemos no vermelho a ideia social do movimento, no branco a ideia nacionalista, na suástica a nossa missão de luta pela vitória do homem ariano e, pela mesma luta, a vitória da ideia do trabalho criador que como sempre tem sido, sempre haverá de ser antissemita'."

(Wilhelm Reich. “Psicologia de massas do fascismo”. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 94 -5)

Sobre os processos e períodos históricos mencionados acima, pode-se dizer que

a) o nazismo chegou ao poder por meio de um golpe militar, em 1933, e criou o Terceiro Império (“Reich”), iniciando um período de forte expansão e anexação territorial, que se manteve mesmo após sua derrota na Segunda Guerra Mundial.

b) a unificação ocorreu em 1848, na chamada “Primavera dos Povos”, quando trabalhadores se rebelaram contra a fragmentação política da Confederação Germânica e se aliaram à Áustria para conseguir a unidade nacional alemã.

c) o nazismo foi derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Alemanha foi repartida entre os vencedores e sua capacidade de produção industrial foi destruída para que se tornasse um país agrícola, o “celeiro da Europa”.

d) a unificação envolveu diversos conflitos e fez nascer, em 1871, sob comando prussiano, o Segundo Império (“Reich”), iniciando um período de acelerada expansão econômica e militar alemã, que durou até a Primeira Guerra Mundial.

e) o nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, e pregou a necessidade de a Alemanha lutar contra comunistas e judeus, “inimigos internos”, mas aliar-se a países vizinhos de população branca e ariana, como França e Inglaterra.

questão 2

Considerando ainda os textos apresentados na Questão 1, responda:

A composição das duas bandeiras a que os textos se referem presta-se, nos dois casos, a:

a) representar o caráter socialista do Estado alemão moderno, daí a presença do vermelho nas duas bandeiras.

b) identificar o projeto político vitorioso e dominante com o conjunto da sociedade e com o Estado alemão.

c) defender a paz conquistada após os períodos de guerra, daí a presença do branco nas duas bandeiras.

d) valorizar a diversidade de propostas políticas existentes, caracterizando a Alemanha como país democrático e plural.

e) demonstrar o caráter religioso e cristão do Estado alemão, daí a presença do preto nas duas bandeiras.

questão 3

(Mackenzie-SP) A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como consequências:

a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.

b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.

c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.

d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.

e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.

questão 4

A Guerra Franco-Prussiana opôs as duas principais potências econômicas e militares da parte continental da Europa entre os anos de 1870 e 1871, representando a derrocada do Império de Napoleão III e a ascensão do Império Alemão de Guilherme I, arquitetada pelo chanceler Otto von Bismarck. Sobre os motivos que levaram à eclosão do conflito, é correto afirmar que:

a) o motivo inicial do conflito foi a ocupação da cidade de Paris pelos operários e classes populares da França, que influenciou os operários prussianos a lutarem contra o governo.

b) o motivo usado para a eclosão da Guerra Franco-Prussiana estava relacionado com a disputa pela sucessão do trono espanhol, ocorrida após a Revolução Espanhola de 1868.

c) o motivo principal para o conflito foi o envio de uma carta diplomática insultuosa falsa pelo chanceler francês, em nome de Napoleão III, ao rei da Prússia, Guilherme I.

d) o motivo usado para a eclosão da Guerra Franco-Prussiana estava relacionado com a disputa pela sucessão do trono austríaco, país aliado da Prússia, que sofreu interferência da França.

questão 5

Observe a imagem abaixo.

Retirada da bandeira francesa para a colocação da alemã, no Fort Vauves, nas cercanias de Paris, em 29 de janeiro de 1871
Retirada da bandeira francesa para a colocação da alemã, no Fort Vauves, nas cercanias de Paris, em 29 de janeiro de 1871

A Guerra Franco-Prussiana é considerada por muitos historiadores como a primeira guerra moderna, cujos motivos estão relacionados com o exército prussiano e estão expostos abaixo, exceto:

a) obrigatoriedade do serviço militar.

b) o estímulo ao sentimento nacionalista.

c) ligação entre forte desenvolvimento industrial e a indústria bélica.

d) o desenvolvimento da tática da guerra de trincheiras.

e) a utilização de novas estratégias, como a preparação para longos conflitos.

respostas
Questão 1

Letra D. O processo de Unificação Alemã teve o reino da Prússia como eixo agregador, que, após vários conflitos na Europa Central e Ocidental, resultou na formação do chamado Segundo Reich. Além da industrialização acelerada, houve ainda uma escalada de animosidade com os países vizinhos, principalmente contra a França, cujo revanchismo nacionalista seria uma dos argumentos para o início da Primeira Guerra Mundial.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. A substituição das bandeiras nos dois momentos históricos representava o simbolismo da vitória dos grupos que ascendiam ao controle do Estado germânico, mas também pretendia representar uma unidade nacional do povo alemão.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A. A unificação alemã intensificou sua industrialização e aumentou seu poderio bélico, tornando-se uma potência militar na região, além de criar rivalidades com seus vizinhos. O revanchismo francês proporcionou o desenvolvimento de um sentimento nacionalista em alguns setores da sociedade. Por outro lado, Bismark buscou aliar-se com outros países europeus, levando em consequência França e Inglaterra a se unirem.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. Era interesse da Prússia colocar no trono espanhol Leopoldo Hohenzollern, primo do rei prussiano. Mas tal objetivo se chocava com os interesses da França na região, em virtude da expansão da influência da Prússia no território europeu.

Voltar a questão
Questão 5

Letra D. A guerra de trincheiras seria desenvolvida mais de quarenta anos após a Guerra Franco-Prussiana, durante os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola