Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Macartismo

Exercícios de História

Caracterizado como um verdadeiro “caça às bruxas” nos EUA, o macartismo tinha por objetivo investigar os suspeitos de comunismo. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(FGV-SP) Podemos definir o macartismo como:

a) Uma dura campanha de investigações dirigida por parlamentares norte-americanos, voltada a quem fosse considerado suspeito de subversão ou colaboração com os países comunistas.

b) Uma campanha antissemita que se estabeleceu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e que investigava as vinculações entre os judeus e os dirigentes soviéticos.

c) Uma campanha de investigações que se voltou contra sindicalistas, intelectuais e cientistas e poupou os artistas de Hollywood, os diretores de cinema e os escritores norte-americanos.

d) Uma campanha publicitária que procurava enaltecer o senador Joseph McCarthy, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos da América e que era profundamente anticomunista.

e) Uma política de aproximação entre os EUA e a União Soviética liderada, na década de 1940, pelo socialista Joseph McCarthy, em virtude da necessidade de derrotar o nazifascismo.

questão 2

(Fatec) O macartismo na década de 1950 nos Estados Unidos foi um movimento que visava:

a) conceder oportunidades de igualdades às minorias negras norte-americanas.

b) afastar de cargos públicos e de posições importantes na economia e na sociedade elementos que pudessem ter simpatias pelo regime soviético.

c) levar à presidência o senador Douglas McArthur, o comandante-em-chefe das forças aliadas no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

d) impedir a integração racial nos Estados do Sul dos Estados Unidos durante a presidência do general Eisenhower.

e) conter o expansionismo soviético através de uma delimitação clara das zonas de influência norte-americana.

questão 3

Leia o trecho abaixo:

“[...] telefonou-me um comissário da polícia federal; segundo ordem que recebera, avisava-me que eu devia aguardar convocação para comparecer, em Washington, perante a Comissão de Atividades Antiamericanas. Éramos dezenove notificados. […] passei telegrama aos convocadores, acentuando que tinha em suspenso uma vasta empresa, com prejuízos sensíveis […]. Contudo – concluí –, como declaração prévia, posso desde logo adiantar que não sou comunista, nem jamais me inscrevi em qualquer partido ou organização política, sendo apenas o que se chama 'um pacifista'. Espero que isso não chocará (sic) a Comissão.

Atenciosamente, Charles Chaplin.”

CHAPLIN, Charles. Minha Vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

A investigação de pessoas envolvidas com “atividades antiamericanas” atingiu diversos setores da sociedade estadunidense durante a década de 1950, inclusive os grupos artísticos de Hollywood. No contexto da Guerra Fria, essas investigações e perseguições deflagradas pelo macartismo associavam o antiamericanismo ao:

a) fascismo.

b) nazismo.

c) nacionalismo.

d) comunismo.

e) liberalismo

questão 4

O panfleto macartista reproduzido abaixo é o exemplo de uma campanha contra o que supostamente seria a influência dos vermelhos (reds, comunistas) na produção de entretenimento da indústria cultural estadunidense.

Panfleto macartista fazendo denúncia das ações comunistas

Segundo as perspectivas divulgadas pelos macartistas, a influência dos vermelhos, principalmente em Hollywood, pretendia, dentre outros objetivos:

a) utilizar as produções de Hollywood e da Broadway para a propaganda comunista.

b) disseminar a necessidade de formação de um Partido Comunista dos EUA.

c) realizar a propaganda contra o nazismo.

d) influenciar as crianças contra o liberalismo.

e) divulgar pelo mundo posições anticomunistas.

respostas
Questão 1

Letra A. No contexto da Guerra Fria, o macartismo representou uma verdadeira “caça às bruxas” nos EUA, buscando investigar ações políticas de milhares de cidadãos do país supostamente ligados ao comunismo. Um dos objetivos do senador Joseph McCarthy era criminalizar o comunismo e seus adeptos, cerceando as liberdades políticas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. Funcionários públicos e uma série de pessoas da sociedade americana foram investigados ou perderam suas funções durante o macartismo. Inclusive celebridades do cinema e da ciência foram perseguidos durante esse período de paranoia política.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. Atividades antiamericanas era o nome dado à prática política dos adeptos do comunismo ou mesmo de pessoas que seriam apenas suspeitas para as autoridades estadunidenses, mesmo que não houvesse prova alguma contra elas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A. Uma das principais preocupações dos macartistas era que as produções cinematográficas, teatrais e televisivas fossem utilizadas para propaganda comunista nos EUA, principalmente dentro dos lares estadunidenses.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola