Topo
pesquisar

Exercícios sobre Osmoscopia

Exercícios de Química

A Osmoscopia é a propriedade coligativa que estuda a difusão do solvente da solução mais diluída para a mais concentrada através de membranas semipermeáveis (osmose). Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

Um aluno colocou uma solução de sacarose (açúcar) dentro de um saco de celofane até a metade e mergulhou-o em um béquer contendo água. O saco ficou inteiramente imerso na água do béquer. Visto que o celofane é uma membrana semipermeável, depois de algum tempo, esse aluno observará que:

  1. A água do béquer torna-se adocicada.

  2. A água do béquer passa toda para o saco.

  3. O volume da solução no saco aumenta.

  4. A concentração da solução no saco aumenta.

  1. A solução do saco torna-se mais adocicada.

questão 2

Julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):

  1. (  ) A pressão osmótica é a passagem de solvente do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

  2. (  ) As membranas celulares são exemplos de membranas semipermeáveis.

  3. (  ) É possível obter água potável a partir da água do mar por osmose.

  4. ( ) O pepino que é utilizado para fazer picles, quando deixado por vários dias mergulhado em uma solução aquosa de sal de cozinha, irá murchar, pois suas células perderão água por osmose.

  5. (  ) A diferença principal de osmose reversa para osmose é que na osmose reversa haverá passagem de soluto para o meio mais concentrado, e não de solvente, como na osmose.

  6. (  ) A osmose reversa é um processo não espontâneo.

  7. ( ) Uma solução de cloreto de sódio (NaCl) a 0,1 mol/L terá mesma pressão osmótica que uma solução de sacarose a essa mesma concentração.

  8. (  ) Uma solução de 10 g/L de cloreto de sódio (NaCl) terá mesma pressão osmótica que uma solução de cloreto de lítio (LiCl) de igual concentração.

  1. (  ) Quanto maior for a concentração de partículas dissolvidas na solução, maior será a pressão osmótica.

  2. (  ) Os médicos aconselham as mães a dar soro caseiro para os filhos quando eles estão com diarreia ou vômito, pois isso faz com que o organismo das crianças perca muita água. Para fazer o soro caseiro, a mãe mistura, em um litro de água fervida, uma colher de chá de açúcar e meia colher de chá de sal. É importante seguir essas medidas porque a criança irá aumentar a quantidade de açúcar no organismo e ficará hidratada.

questão 3

(UERJ) Quando ganhamos flores, para que elas durem mais tempo, devemos mergulhá-las dentro da água e cortar, em seguida, a ponta da sua haste. Esse procedimento é feito com o objetivo de garantir a continuidade da condução da seiva bruta. Tal fenômeno ocorre graças à diferença de osmolaridade entre a planta e o meio onde ela está, que são, respectivamente:

a) hipotônica e isotônico.

b) isotônica e hipotônico.

c) hipertônica e isotônico.

d) hipotônica e hipertônico.

e) hipertônica e hipotônico

questão 4

(PUCCAMP-SP) Considere o texto a seguir:

"Se as células vermelhas do sangue forem removidas para um béquer contendo água destilada há passagem da água para (I) das células.
Se as células forem colocadas numa solução salina concentrada há migração da água para (II) das células com o (III) das mesmas.

As soluções projetadas para injeções endovenenosas devem ter (IV) próximas às das soluções contidas nas células."

Para completá-lo corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por:

a) dentro; fora; enrugamento; pressões osmóticas.

b) fora; dentro; inchaço; condutividades térmicas.

c) dentro; fora; enrugamento; colorações.

d) fora; fora; enrugamento; temperaturas de ebulição.

e) dentro; dentro; inchaço; densidades.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”.

Visto que o celofane funciona como uma membrana semipermeável, ele deixará passar somente o solvente, que no caso é a água, e não as moléculas de sacarose. Nesse processo de osmose, ocorre a passagem do solvente para a solução. Portanto, o volume da solução no saco irá aumentar e sua concentração irá diminuir.

Voltar a questão
Questão 2
  1. F. A pressão osmótica é a pressão que deve ser aplicada para evitar que o solvente atravesse a membrana. Além disso, na osmose, a passagem do solvente pela membrana semipermeável ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado, o contrário do que dizia a afirmativa.
  2. V.
  3. F. É possível obter água potável a partir da água do mar por osmose reversa.
  4. V.
  5. F. A diferença principal de osmose reversa para osmose é que na osmose reversa haverá passagem de solvente do meio mais concentrado para o menos concentrado, ao contrário do que ocorre na osmose. O soluto não passa pela membrana em nenhum dos dois casos.
  6. V.
  7. F. Solutos moleculares e a sacarose, com mesma concentração em mol/L, apresentam a mesma pressão osmótica. No entanto, o NaCl não é molecular, mas sim iônico. No caso dos solutos iônicos, como o NaCl, a pressão osmótica  depende do número de partículas produzidas. Como o NaCl se dissolve em água, gerando íons Na+ e Cl-, 0,1 mol/L de NaCl produz na verdade 0,2 mol/L de partículas.
  8. F. Conforme explicado no item anterior, a pressão osmótica dos solutos iônicos depende do número de partículas produzidas.
  9. V.
  1. F. É importante seguir essas medidas porque a criança irá absorver certa quantidade de líquido, que, juntamente às demais substâncias, será essencial para hidratá-la.
Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”.

O meio é hipotônico, o que faz com que a planta (hipertônica) seja hidratada.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa ‘a’.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola