Topo
pesquisar

Exercícios sobre pressão máxima de vapor

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre pressão máxima de vapor abordam como a temperatura e a força intermolecular influenciam essa propriedade da matéria. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(UEPB - adaptada) A pressão de vapor de uma gasolina é um importante parâmetro de especificação porque define perdas por evaporação no armazenamento, no transporte e manuseio do combustível. Quais das cidades presentes na tabela devem possuir a maior pressão de vapor para uma mesma amostra de gasolina?

a) Moscou e Curitiba

b) Macapá e Miami

c) Macapá e João Pessoa

d) Curitiba e Belo Horizonte

e) Belo Horizonte e João Pessoa

questão 2

Em contato com o etanol, sentimos o seu odor característico, haja vista que as moléculas dessa substância, no estado gasoso, são percebidas por células nervosas olfativas nas narinas. A percepção maior ou menor do odor está relacionada com a quantidade de moléculas de etanol no ar, fato que está ligado à capacidade de volatilização dessa substância. A propriedade da matéria referente à volatilização é a:

a) densidade.

b) fotólise.

c) ponto de fusão.

d) solubilidade.

e) pressão de vapor.

questão 3

Qual das propriedades propostas abaixo sofre uma diminuição da sua intensidade quando as forças intermoleculares de uma determinada substância são altas?

a) Solubilidade

b) Pressão de vapor

c) Ponto de ebulição

d) Ponto de fusão

e) Tenacidade

questão 4

(UESPI) Quando as manicures estão retirando os esmaltes das unhas das suas clientes, elas usam uma solução removedora à base de acetona. Quando entramos em um hospital sentimos um cheiro característico de éter. Quando estamos abastecendo o carro com álcool estamos usando um combustível alternativo. A ordem crescente de pressão de vapor para essas três substâncias destacadas no texto será:

Dados: temperatura de ebulição a pressão de 1 atm (acetona = 56,5 oC, éter = 34,6 oC e álcool combustível = 78,5 oC)

a) éter < álcool < acetona.

b) éter < acetona < álcool.

c) álcool < acetona < éter.

d) álcool < éter < acetona.

e) acetona < éter < álcool.

respostas
Questão 1

Letra b). Para que a pressão de vapor da gasolina aumente, é necessário elevar a temperatura a que ela está sendo submetida. Assim, ela apresentará maior pressão de vapor em Macapá e Miami porque essas cidades possuem maior temperatura média anual de acordo com a tabela fornecida.

Voltar a questão
Questão 2

Letra e). A volatilização está relacionada com a passagem da matéria do estado líquido para o gasoso. As outras alternativas estão incorretas porque:

  • Densidade é a relação estabelecida entre massa e volume;

  • Fotólise é a quebra de ligações interatômicas por meio da influência da luz;

  • Ponto de fusão está relacionado com o congelamento;

  • Solubilidade está relacionada com a capacidade da substância de se dissolver.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). A pressão de vapor é uma propriedade da matéria inversamente proporcional à intensidade das forças intermoleculares.

Voltar a questão
Questão 4

Letra c). Quanto maior a temperatura em que um líquido entra em ebulição, menor será sua pressão de vapor; logo, quanto menor sua temperatura de ebulição, maior será sua pressão de vapor.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola