Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Regra de Markovnikov

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre a Regra de Markovnikov abordam a adição de reagentes eletrófilos e nucleófilos nos carbonos de uma ligação insaturada. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(Uniube-MG) Os álcoois são compostos que apresentam muitas aplicações em nosso cotidiano. O etanol, obtido pela fermentação da sacarose da cana-de-açúcar, é o mais conhecido e amplamente utilizado. Os demais álcoois são obtidos de maneira sintética e apresentam importantes aplicações industriais. A seguir, está representada a reação de hidratação de um alceno (hidrocarboneto insaturado) em meio ácido na síntese de um álcool.

Analisando-se a reação acima, o álcool obtido como produto principal dessa reação, segundo Markovnikov, é o:

a) Butan-1-ol

b) Hexan-1-ol

c) Hexan-2-ol

d) Butan-2-ol

e) Pentan-2-ol

questão 2

(IF-GO) Numa reação de adição, como a que é apresentada abaixo, espera-se como produto principal:

a) 1-bromopropano.

b) 2-bromopropano.

c) hidrogenobromopropano.

d) 3-bromopropano.

e) 2-bromopropeno.

questão 3

O pent-1-eno, matéria-prima de plásticos, pode ser utilizado como combustível e apresenta reatividade com o HI. Durante a ocorrência dessa reação, podemos afirmar que:

a) O hidrogênio do HI será adicionado ao carbono que já está mais hidrogenado.

b) Será originado um haleto orgânico, substância que faz parte do grupo orgânico do organometálicos.

c) O iodo será adicionado ao carbono que está mais hidrogenado.

d) O halogênio (iodo) será adicionado ao carbono primário.

questão 4

A regra de Markovnikov indica que um reagente nucleófilo deve ser adicionado ao carbono menos hidrogenado, e o eletrófilo deve ser adicionado ao carbono mais hidrogenado de um composto orgânico insaturado, como um alceno ou um alcino. Com relação aos hidrocarbonetos, assinale a opção em que ocorrerá uma reação de adição segundo a regra de Markovnikov.

a) Etino + H2

b) Etano + H2O

c) Eteno + Cl2

d) Buteno + H2O

e) Propino + Br2

respostas
Questão 1

Letra c). Nessa reação, temos dois reagentes: um alceno e a água. O alceno apresenta um carbono (carbono de número 2 da cadeia) da dupla com um hidrogênio, e o outro carbono (carbono de número 1 da cadeia) da dupla liga-se a dois átomos de hidrogênio, ou seja, um é menos hidrogenado e o outro é mais hidrogenado. O H2O, por sua vez, apresenta um eletrófilo (H+) e um nucleófilo (OH-).

Durante o processo de adição, a ligação pi da ligação dupla é rompida, sobrando apenas a ligação sigma. Sendo assim, deixamos de ter o Hex-1-eno e passamos a ter o Hexano. Além disso, a ligação entre o hidrogênio e a hidroxila (OH) também é rompida. Após o rompimento, cada um dos carbonos onde estava a ligação dupla, o hidrogênio e a hidroxila passam a ter um sítio para ligação.

De acordo com a regra de Markovnikov, o nucleófilo sempre é adicionado ao carbono menos hidrogenado (carbono 2), e o eletrófilo é adicionado ao carbono (carbono 1) mais hidrogenado. Por isso, temos o OH no carbono 2:

Voltar a questão
Questão 2

Letra b). Nessa reação, temos dois reagentes. Um é o alceno, que apresenta um carbono (carbono de número 2 da cadeia) da dupla com um hidrogênio e o outro carbono (carbono de número 1 da cadeia) da dupla com dois átomos de hidrogênio, ou seja, um é menos hidrogenado e o outro é mais hidrogenado. O outro é o HBr, que apresenta um eletrófilo (H+) e um nucleófilo (Cl-).

Durante o processo de adição, a ligação pi da ligação dupla é rompida, sobrando apenas a ligação sigma. Sendo assim, deixamos de ter o propeno e passamos a ter o propano. Além disso, a ligação entre o hidrogênio e o bromo também é rompida. Após o rompimento, cada um dos carbonos onde estava a ligação dupla, o hidrogênio e o bromo passam a ter um sítio para ligação.

De acordo com a regra de Markovnikov, o nucleófilo sempre é adicionado ao carbono menos hidrogenado (carbono 2), e o eletrófilo é adicionado ao carbono (carbono 1) mais hidrogenado. Por isso, temos o Br no carbono 2:

Voltar a questão
Questão 3

Letra a). Nessa reação, temos dois reagentes. Um é o alceno, que apresenta um carbono (carbono de número 2 da cadeia) da dupla com um hidrogênio e o outro carbono (carbono de número 1 da cadeia) da dupla com dois átomos de hidrogênio, ou seja, um é menos hidrogenado e o outro é mais hidrogenado. O outro é o HI, que apresenta um eletrófilo (H+) e um nucleófilo (I-).

De acordo com a regra de Markovnikov, o nucleófilo sempre é adicionado ao carbono menos hidrogenado (carbono 2), e o eletrófilo é adicionado ao carbono (carbono 1) mais hidrogenado. Por isso, temos o Br no carbono 2.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d). Como o exercício questiona em qual caso ocorrerá uma reação segundo a regra de Markovnikov, é necessário haver um composto insaturado (cujo nome apresente os infixos en, in ou dien) reagindo com uma substância polar (que jamais apresente apenas átomos do mesmo elemento químico na sua composição), ou seja, que apresente um grupo eletrófilo e outro nucleófilo. A alternativa d) é a única que se enquadra no perfil descrito anteriormente.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola