Topo
pesquisar

Exercícios sobre redação em concursos e vestibulares

Exercícios de Redação

Os exercícios sobre redação em concursos e vestibulares vão ajudar você a treinar a escrita e também a testar seus conhecimentos sobre os elementos que compõem um bom texto. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Sobre as diferenças entre o título e o tema, é incorreto afirmar:

a) Título e tema, apesar de serem elementos distintos, comumente são empregados como sinônimos. Ambos são partes de um mesmo tipo de composição, contudo apresentam definições diversas.

b) O tema é o assunto a ser abordado, previamente delimitado e sobre o qual você deverá discorrer ao longo do texto.

c) O título é o assunto a ser abordado, previamente delimitado e sobre o qual você deverá discorrer ao longo do texto.

d) O título deve ser composto por frases curtas e nominais e disposto no início do texto, oferecendo ao leitor uma vaga ideia sobre o assunto que será abordado.

questão 2

(UFRJ – 2010 – NCE/UFRJ) Leia o texto para responder à questão sobre coesão textual:

Cidade maravilhosa?

Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.

Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

Rubem Braga

Assinale a alternativa em que o antecedente do termo sublinhado NÃO está localizado no mesmo segmento destacado do texto:

a) “...eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma”;

b) “Artistas e artesãos expõem ali aos domingos, e vendem suas coisas”;

c) “O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre...”;

d) “Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas...”;

e) “Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles...”.

questão 3

(CESGRANRIO – 2011 – FINEP – Técnico – Apoio Adm e Secretariado) A vírgula pode ser retirada sem prejuízo para o significado e mantendo a norma-padrão na seguinte sentença:

a) Mário, vem falar comigo depois do expediente.

b) Amanhã, apresentaremos a proposta de trabalho.

c) Telefonei para o Tavares, meu antigo chefe.

d) Encomendei canetas, blocos e crachás para a reunião.

e) Entrou na sala, cumprimentou a todos e iniciou o discurso.

questão 4

Sobre a estrutura do texto dissertativo, é correto afirmar, exceto:

a) A introdução corresponde a uma extensão do tópico frasal, apresentando ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem.

b) O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única idéia-núcleo. Ele consta, normalmente, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, às vezes, de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

c) Por ser uma modalidade de composição cujo objetivo é analisar ou comentar conceitos ou ideias, a dissertação pode ser apresentada de maneira expositiva ou argumentativa.

d) A conclusão deve retomar a ideia central do texto e levar em consideração os argumentos e aspectos apresentados ao longo do texto.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. O título é a inscrição posta no alto do texto que serve para nomeá-lo e indicar referências para o leitor sobre o assunto que será abordado.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. A expressão coisas não faz referência explícita, no período em que ocorre, ao seu termo antecedente, no caso, os produtos que são vendidos pelos ambulantes.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. 

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. A introdução, também conhecida como tópico frasal, é constituída por frases curtas que devem expressar de maneira sintética a ideia principal do parágrafo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola