Exercícios sobre Sintaxe
Sabe-se que a Sintaxe se apresenta como uma das partes das quais se constitui a gramática, cuja incumbência diz respeito às relações que se estabelecem entre os elementos de um discurso. Partindo desse princípio, discorra acerca da afinidade estabelecida entre tais conhecimentos e as habilidades da escrita.
Todo discurso, quando bem elaborado, representa a materialização das habilidades e dos conhecimentos acerca dos requisitos preconizados pela linguagem escrita. Nesse ínterim, podemos afirmar que se fazem necessários os conhecimentos oriundos da Sintaxe, haja vista que a clareza das mensagens que produzimos é resultante dos aspectos relativos à concordância, à regência e à distribuição dos elementos na frase, devidamente colocados, de forma a fazer com que o interlocutor compreenda perfeitamente a finalidade discursiva em questão.
Fuvest – SP
Considere esta frase:
“ A matança dos marginais escandalizou a população”.
Explique os dois sentidos que podem ser atribuídos a ela.
O complemento nominal expresso – “dos marginais” – tornou o enunciado ambíguo, pois é difícil compreender se a população se sentiu escandalizada em virtude da matança, dos crimes cometidos pelos marginais, ou se a população estava escandalizada com a morte dos marginais.
Dessa forma, podemos afirmar que a organização sintática do discurso não se apresentou assim tão bem elaborada, fazendo-se necessária uma retificação no enunciado, ora expressa por: A matança feita pelos marginais escandalizou a população.
Dado o enunciado em questão, analise-o, com vistas a responder as questões que a ele fazem referência:
Os professores julgaram os alunos incapacitados.
a- Podemos afirmar que a construção sintática se encontra bem elaborada? Caso sua resposta seja negativa, procure elucidar acerca das razões que o (a) levaram a chegar a tal conclusão.
b – Ainda supondo que se trate de uma questão que necessite ser reformulada, retifique-a, de modo a tornar clara a mensagem.
a _ Não, haja vista a falta de clareza do enunciado. Tal aspecto se torna evidente em virtude de que no discurso não podemos afirmar com precisão se os alunos é que eram incapacitados ou se essa característica se refere aos próprios professores.
b – Partindo do pressuposto de que o discurso se apresenta com ambíguo, a retificação que deve ser atribuída ao discurso pode ser assim expressa: “Os professores julgaram incapacitados os alunos”, cuja função sintática do termo “incapacitados” se revela como um predicativo do sujeito. Ou, se o sentido for o outro, “Os professores, incapacitados, julgaram os alunos”.
(IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:
a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte da cana.
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidades.
e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido.
tendo em vista que os pressupostos aqui ressaltados fazem referência aos quesitos “adequada e não adequada”:
a- Regência verbal adequada, visto que o verbo “aspirar”, neste contexto, expressa a noção de almejar.
b- Regência verbal adequada, em virtude de o verbo “obedecer” se classificar como transitivo indireto.
c- Regência verbal adequada, haja vista que o verbo “presenciar”, no sentido de estar presente, classifica-se como transitivo direto.
d- Regência verbal inadequada, visto que o verbo “agredir” se classifica como transitivo direto. Portanto, como complemento, faz-se necessária a presença de um pronome oblíquo “o”, atuando como objeto direto, ou seja: o fazendeiro agrediu-o sem necessidades.
e – Regência verbal adequada, pois o verbo “visar”, expressando o sentido de almejar, classifica-se como transitivo indireto.
Como o exercício pede para marcar a questão incorreta, a resposta é d.