Exercícios sobre destilação fracionada

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre destilação fracionada testarão seus conhecimentos sobre as condições em que esse método de separação de misturas deve ser utilizado. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Analise cada uma das afirmativas feitas sobre os quatro sistemas propostos a seguir:

I. água e gasolina

II. metanal (CH2O)

III. nitrogênio (N2)

IV. água e metanol

1) Os sistemas I, II, III e IV são, respectivamente, mistura heterogênea, substância composta, substância simples e mistura homogênea.

2) Para realizar a separação dos componentes do sistema I, deve-se usar o processo de destilação fracionada.

3) Se misturarmos os componentes do sistema I e IV, haverá uma mistura heterogênea trifásica.

4) Para realizar a separação de cada um dos componentes do sistema IV, deve-se usar o processo de destilação fracionada.

5) A mistura formada pelos sistemas II e III pode ser separada por decantação.

As afirmações que estão corretas são:

a) 1, 2, 4

b) 1, 2, 3

c) 2, 3, 5

d) 3, 4, 5

e) 1, 3 e 4

questão 2

Sabe-se que o petróleo é formado pela mistura de diversas substâncias químicas diferentes, as quais são separadas umas das outras por meio do(a):

a) Filtração a vácuo

b) Destilação simples

c) Decantação

d) Destilação fracionada

questão 3

(Enem) O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila, que em seguida é decomposto em fenol e acetona, ambos usados na indústria química como precursores de moléculas mais complexas. Após o processo de síntese, esses dois insumos devem ser separados para comercialização individual.

Considerando as características físico-químicas dos dois insumos formados, o método utilizado para a separação da mistura, em escala industrial, é a:

a) filtração

b) ventilação.

c) decantação.

d) evaporação.

e) destilação fracionada.

questão 4

(Asces-PE) Um erlenmeyer contém um sistema heterogêneo bifásico formado por água, acetona e tetracloreto de carbono. Sabendo que acetona e água são miscíveis entre si, que o tetracloreto de carbono é imiscível em água e em acetona, e que a acetona é um líquido mais volátil que a água, assinale os métodos mais adequados para separar esses três líquidos.

a) Decantação e fusão fracionada.

b) Filtração e decantação.

c) Centrifugação e decantação.

d) Decantação e destilação fracionada.

e) Filtração e destilação fracionada.

respostas
Questão 1

Letra e). As afirmações 2 e 5 estão incorretas porque:

2- Água e gasolina não são miscíveis (não se dissolvem), logo, para separá-las, devemos utilizar o método da decantação;

5- A mistura formada pelos sistemas II e V só pode ser separada por destilação fracionada, pois o metanal é uma substância polar, assim como a água e o metanol, logo, são todos miscíveis (dissolvem-se).

Voltar a questão
Questão 2

Letra d). Como o petróleo é uma mistura homogênea formada por diversos líquidos dissolvidos, o método mais apropriado para fazer a separação de seus componentes é a destilação fracionada.

Voltar a questão
Questão 3

Letra e). Para separar fenol e acetona, usa-se a destilação fracionada, pois a mistura é homogênea e formada por líquidos miscíveis. Eles são miscíveis porque são polares, já que o fenol apresenta um grupo bastante eletronegativo (OH), e a acetona, um átomo bastante eletronegativo (oxigênio) em uma cadeia carbônica pequena.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d). A mistura fornecida pelo exercício é bifásica e formada por três líquidos. O tetracloreto forma uma fase, e a água e a acetona formam outra. Assim sendo, inicialmente se realiza a decantação para separar o tetracloreto de carbono, já que ele não é miscível aos outros líquidos; depois, para separar a água da acetona, que é uma mistura homogênea, devemos utilizar a destilação fracionada.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado