Exercícios sobre linguagem verbal e não verbal

Resolva esta lista de exercícios sobre linguagem verbal (composta por palavras) e sobre linguagem não verbal (composta por imagens). Publicado por: Warley Souza
Questão 1

(Enem)

Campanha de conscientização sobre o assédio em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: www.bhaz.com.br. Acesso em: 14 jun. 2018.

Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)

A) silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.

B) metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino.

C) constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.

D) necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.

E) incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B.

A imagem associada ao texto verbal sugere que a mulher está se preparando para sair às ruas, onde ela precisa se defender. Assim, cobrir parte do rosto é uma metáfora, pois simboliza a preparação da mulher para se defender do assédio masculino, como se o lenço fosse algum tipo de proteção.

Questão 2

(Enem)

Campanha de adoção em um exercício sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: www.acontecendoaqui.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018.

Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que

A) a família que adota é mais feliz.

B) a adoção tardia é muito positiva.

C) as famílias preferem adotar bebês.

D) a adoção de adolescentes é mais simples.

E) os filhos adotivos são companheiros dos pais.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B.

Os integrantes da família estão sorridentes, uma família que adotou um menino de 8 anos e outro de 13, além de um adolescente de 15. Assim, transparece a ideia de que a adoção tardia é muito positiva.

Questão 3

(Enem)

Capa da revista “Superinteressante” em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Superinteressante, n. 290, abr. 2011 (adaptado).

No processo de criação da capa de uma revista, é parte importante não só destacar o tema principal da edição, mas também captar a atenção do leitor. Com essa capa sobre os desastres naturais, desperta-se o interesse do leitor ao se apresentar uma ilustração com impacto visual e uma parte verbal que agrega ao texto um caráter

A) fantasioso, pois se cria a expectativa de uma matéria jornalística, com a natureza protagonizando ações espetaculares no futuro.

B) instrucional, pois se cria a expectativa da apresentação de conselhos e orientações para a precaução contra os desastres naturais.

C) alarmista, pois se reforça a imagem da natureza como um agressor e um inimigo temido pela sua avassaladora força de destruição.

D) místico, pois se cria uma imagem do espaço brasileiro como ameaçado por uma natureza descontrolada, em meio a um cenário apocalíptico.

E) intimista, pois se reforça a imagem de uma publicação organizada em torno das impressões e crenças do leitor preocupado com os desastres naturais.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

A capa apresenta a imagem da natureza em fúria aliada a um texto verbal marcado por termos como “catástrofes”, “atacarão”, “perigos” e “ameaçados”. Assim, o texto verbal apresenta caráter alarmista ao destacar a agressividade destruidora da natureza.

Questão 4

(Enem)

Tirinha sobre relacionamento afetivo em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: www.blognerdegeek.com. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).

Na tirinha, o leitor é conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e não verbais tem o objetivo de

A) criticar a superficialidade com que as relações amorosas são expostas nas redes sociais.

B) negar antigos conceitos ou experiências afetivas ligadas à vida amorosa dos adolescentes.

C) enfatizar a importância de incorporar novas experiências na vida amorosa dos adolescentes.

D) valorizar as manifestações nas redes sociais como medida do sucesso de uma relação amorosa.

E) associar a popularidade de uma mensagem nas redes sociais à profundidade de uma relação amorosa.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

Quando o personagem da tira, diante da reclamação de sua parceira de que o relacionamento deles está muito parado, entende “curtir” como um ato relacionado às redes sociais, a tirinha faz uma crítica à superficialidade com que as relações amorosas são expostas nas redes sociais, em que predomina a aparência sobre a essência. Assim, no mundo virtual, tudo parece bem, quando a relação amorosa, na vida real, está com problemas.

Questão 5

Assinale a alternativa que contém uma afirmativa correta.

A) A presença de verbo no período é o que caracteriza a linguagem verbal.

B) A presença de imagens e palavras é o que caracteriza a linguagem verbal.

C) A linguagem verbal é aquela que apresenta apenas imagens ou gestos.

D) A linguagem verbal é aquela que apresenta uma ou mais palavras.

E) Sinais de trânsito apresentam, exclusivamente, a linguagem verbal.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

A linguagem verbal é aquela que apresenta apenas palavras. A maioria dos sinais de trânsito apresenta apenas linguagem não verbal.

Questão 6

 Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

(   ) No famoso quadro Mona Lisa, predomina a linguagem não verbal.

(   ) História em quadrinhos é um exemplo de linguagem mista.

(   ) A linguagem não verbal é inferior à linguagem verbal.

A sequência correta é:

A) V, V, F.

B) F, F, F.

C) V, F, F.

D) F, V, V.

E) V, F, V. 

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

A obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é um exemplo de linguagem não verbal. História em quadrinhos, por apresentar palavras e desenhos, é um exemplo de linguagem mista, ou seja, verbal e não verbal. Nenhuma linguagem é inferior à outra, todas têm a sua importância na comunicação e expressão.

Questão 7

 Analise as seguintes afirmações:

I- Expressões faciais são um tipo de linguagem não verbal.

II- Em uma bula de remédio, predomina a linguagem não verbal.

III- Uma charge apresenta apenas linguagem verbal.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) II e III apenas. 

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

As expressões faciais são um tipo de linguagem não verbal. Já na bula de remédio, é predominante a linguagem verbal, ou seja, o uso de palavras. Por fim, uma charge apresenta linguagem verbal e não verbal.

Questão 8
Placa “interseção em círculo” em exercício sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.
Fonte: Contran.

A placa “interseção em círculo” apresenta linguagem:

A) verbal.

B) legal.

C) não verbal.

D) mista.

E) híbrida.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

A placa, sem o uso de palavras, indica que existe uma rotatória adiante. Assim, ela utiliza linguagem não verbal.

Questão 9

Qual dos gêneros de texto indicados abaixo pode apresentar linguagem mista?

A) Carta pessoal.

B) Tirinha.

C) Artigo de opinião.

D) Bula de remédio.

E) Letra de música.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B.

A tirinha é um gênero textual composto por desenho e, na maioria das vezes, também por palavras, já que apresenta caráter narrativo. Portanto, utiliza linguagem verbal e não verbal. Já a carta pessoal, o artigo de opinião, a bula de remédio e a letra de música são gêneros que utilizam palavras apenas, ou seja, linguagem verbal.

Questão 10
Pessoa diante de obra que retrata latas de sopa em exercício sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.
Crédito de imagem: Kongkiat Samangsri / Shutterstock

 A fotografia acima mostra alguém diante de uma famosa obra do artista pop estado-unidense Andy Warhol, que retrata latas de sopa. Sobre essa obra, é possível afirmar:

A) Apresenta linguagem verbal apenas.

B) Apresenta linguagem não verbal apenas.

C) Apresenta linguagem mista.

D) Não tem uma linguagem específica. 

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

A imagem das latas de sopa constituem uma linguagem não verbal. Já as inscrições em inglês, como soup e tomato, fazem parte de uma linguagem verbal.

Questão 11

questao-onze-linguagem-verbal-linguagem-nao-verbal

Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2022/hepatites.

Nessa campanha de 2022, do Ministério da Saúde, a linguagem verbal é usada com o intuito de:

A) convencer.

B) instruir.

C) divertir.

D) relatar.

E) descrever.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

O texto verbal diz que “As hepatites não mandam mensagem. Faça o teste”. O uso do imperativo “faça” tem o objetivo de convencer o receptor da mensagem a fazer o teste, pois as hepatites não avisam. O texto não tem valor instrutivo, ou seja, não ensina, não informa, apenas busca levar o receptor a agir.

Questão 12

Campanha de combate à dengue em exercício sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2022/combate-ao-mosquito-aedes-aegypti.

Analise as seguintes afirmações acerca da campanha acima do Ministério da Saúde:

I- Elementos da linguagem não verbal substituem elementos da linguagem verbal.

II- A linguagem não verbal aponta elementos envolvidos no combate ao mosquito.

III- A linguagem não verbal é predominante no cartaz.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) II e III apenas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

São elementos da linguagem não verbal a imagem de um mosquito, uma planta em um vaso e uma caixa-d’água. O mosquito substitui a letra O; a planta, a letra I; a caixa, a letra O. O vaso e a caixa podem oferecer riscos, se cuidados como tampar a caixa não forem tomados. Apesar da importância da linguagem não verbal, ela não é predominante no cartaz, já que o texto verbal predomina: “Todo dia é dia de combater o mosquito”.

Leia o artigo