Topo
pesquisar

Exercícios sobre alelos letais

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre alelos letais, você avaliará seus conhecimentos a respeito desses genes que podem causar a morte de seu portador. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os alelos letais foram descobertos por Lucien Cuénot, que estudava cruzamentos em camundongos. Ao cruzar indivíduos cinza, todos os descendentes nasciam cinza, entretanto, ao cruzar indivíduos amarelos, a proporção encontrada foi:

a) 1:1

b) 2:1

c) 3:1

d) 2:3

e) 3:2

questão 2

A acondroplasia é uma doença genética que afeta diretamente a ossificação, causando baixa estatura e membros encurtados. Essa doença, por não causar a morte antes da idade reprodutiva, é considerada um caso de:

a) alelos letais.

b) alelos recessivos.

c) alelos semiletais.

d) alelos homozigotos.

e) alelos homólogos.

questão 3

(Mack) Em algumas espécies de roedores, o padrão da pelagem (malhada ou uniforme) é condicionado por um par de genes autossômicos não codominantes. Se dois indivíduos malhados forem cruzados, a prole obtida será composta por indivíduos de pelagem malhada e uniforme, na proporção de 2 : 1. Considere as afirmativas abaixo.

I. O gene que determina pelagem malhada é dominante.

II. Um dos dois alelos é letal em homozigose.

III. Se dois indivíduos com pelagem uniforme forem cruzados, toda a prole será constituída de indivíduos com pelagem uniforme.

Assinale

a) se todas as afirmativas forem corretas.

b) se somente a afirmativa I for correta.

c) se somente as afirmativas I e II forem corretas.

d) se somente a afirmativa III for correta.

e) se somente as afirmativas I e III forem corretas.

questão 4

(FGV-SP) Nas moscas-das-frutas (Drosophyla melanogaster), cromossomicamente os machos são XY e as fêmeas são XX. Duas moscas-das-frutas de aspecto normal foram cruzadas e produziram uma prole na qual havia 202 fêmeas e 98 machos. Considerando que o esperado seria uma proporção de 50% de machos e 50% de fêmeas, a mais provável explicação para esse resultado incomum é admitir que, no casal de moscas:

a) O macho é heterozigoto, portador de um alelo recessivo letal ligado ao sexo.

b) O macho é hemizigoto e a fêmea é heterozigota, ambos para um alelo recessivo ligado ao sexo.

c) O macho é hemizigoto para um alelo de herança restrita ao sexo.

d) A fêmea é homozigota para um alelo de herança restrita ao sexo.

e) A fêmea é heterozigota, portadora de um alelo recessivo letal ligado ao sexo.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. Ao cruzar indivíduos heterozigotos, Cuénot percebeu que nasciam apenas 2/3 de camundongos amarelos e 1/3 de camundongos cinza. Esse cruzamento não obedecia à proporção esperada de 3:1.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A acondroplasia não ocasiona a morte do portador, mas é causada por um gene dominante que, em homozigose, leva a óbito.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. Esse é o caso de um alelo letal dominante e em homozigose. O cruzamento entre heterozigotos gera prole AA, Aa, Aa e aa. O indivíduo AA morrerá.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. A fêmea é portadora do alelo letal no cromossomo X, pois nascem machos e fêmeas. Se o alelo letal estivesse no cromossomo Y, não haveria machos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola