Topo
pesquisar

Exercícios sobre suor

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre suor, você testará seus conhecimentos sobre essa substância eliminada pelo corpo e sobre o funcionamento da glândula sudorípara. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas. Essas glândulas podem ser classificadas como:

a) mistas.

b) endócrinas.

c) cordonais.

d) exócrinas.

e) vesiculares.

questão 2

O suor apresenta como função primordial:

a) hidratar a pele.

b) destruir micro-organismos patogênicos na pele.

c) regular a temperatura do corpo.

d) controlar os batimentos cardíacos.

e) fornecer maior elasticidade à pele.

questão 3

As glândulas sudoríparas podem ser classificadas em écrinas e apócrinas. Essas últimas eliminam secreção e porções das células secretoras e são encontradas em maior quantidade:

a) nas axilas.

b) na testa.

c) na palma das mãos.

d) na sola dos pés.

e) nos dedos.

questão 4

(PUC- RJ-2008) A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.

a) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e menor quantidade de urina.

b) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.

c) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e maior quantidade de urina.

d) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e menor quantidade de urina.

e) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. As glândulas exócrinas são aquelas que liberam sua secreção na superfície do corpo ou na luz de órgãos. Como a glândula sudorípara libera o suor na superfície do corpo, ela é considerada exócrina.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. O suor é importante para controlar a temperatura corporal, não permitindo que ela aumente de maneira exagerada. Ele é produzido de forma mais abundante em dias quentes e após exercícios físicos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. As glândulas apócrinas são encontradas em maior quantidade nas axilas e regiões genitais. O suor apócrino é rico em produtos que são utilizados por bactérias, o que causa a multiplicação delas e o surgimento de odor característico.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. O suor é produzido em maior quantidade em dias quentes. Quando a produção de suor é reduzida, menos água é perdida e, consequentemente, mais água é eliminada pela urina.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola