Topo
pesquisar

Exercícios sobre IDH no Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre IDH no Brasil e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) consiste em um dado que mede a qualidade de vida de uma determinada população. Aponte os critérios adotados para se obter as médias de IDH e os caracterize.

questão 2

A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil está em constante ascensão, atualmente o país é o 75° no ranking mundial, com média de 0,813, considerado alto. Quais os principais fatores responsáveis pelo aumento da média do IDH do Brasil? 

questão 3

Analise o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano dos estados brasileiros e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

1° - Distrito Federal – 0,874
2° - Santa Catarina – 0,840
3° - São Paulo – 0,833
4° - Rio de Janeiro – 0,832
5° - Rio Grande do Sul – 0,832
6° - Paraná – 0,820
7° - Espírito Santo – 0,802
8° - Mato Grosso do Sul – 0,802
9° - Goiás – 0,800
10° - Minas Gerais – 0,800
11° - Mato Grosso – 0,796
12° - Amapá – 0,780
13° - Amazonas – 0,780
14° - Rondônia – 0,756
15° - Tocantins – 0,756
16° - Pará – 0,755 
17° - Acre – 0,751
18° - Roraima – 0,750
19° - Bahia – 0,742
20° - Sergipe – 0,742
21° - Rio Grande do Norte – 0,738
22° - Ceará – 0,723
23° - Pernambuco – 0,718
24° - Paraíba – 0,718
25° - Piauí – 0,703
26° - Maranhão – 0,683
27° - Alagoas – 0,677

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


a) Os estados da região Nordeste apresentam as menores médias de IDH.

b) A região Sul possui as mais altas médias de IDH, visto que os estados dessa região ocupam as primeiras posições no ranking nacional.

c) O estado do Amazonas, localizado na posição intermediária do ranking, possui o melhor IDH da região Norte.

d) A região Sudeste é responsável por 56,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo, portanto, a região mais desenvolvida economicamente. Esse fato reflete diretamente no IDH dos estados do Sudeste, pois apenas o Distrito Federal e alguns estados do Sul estão entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais nas primeiras posições. 

e) Todos os estados da região Centro-Oeste apresentam médias de IDH maiores que os das regiões Norte e Nordeste.
 

questão 4

Tendo como referência o ranking nacional do IDH dos estados do Brasil, avalie as disparidades socioeconômicas no território brasileiro.

questão 5

O Brasil apresenta IDH considerado alto (0,813), ocupando a 75° posição no ranking mundial, no entanto, outros quatro países sul-americanos possuem média de IDH superior ao do Brasil. Essas nações são:

a) Uruguai, Paraguai, Equador e Argentina

b) Chile, Argentina, Bolívia e Peru

c) Uruguai, Chile, Colômbia e Venezuela

d) Chile, Venezuela, Uruguai e Argentina

e) Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile
 

respostas
Questão 1

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que estabelece a qualidade de vida de uma determinada população. Para a obtenção da média do IDH são avaliados três fatores:

- Produto Interno Bruto (PIB) per capita (calculado com base na paridade de poder de compra – PCC);

- O grau de escolaridade da população (índice de analfabetismo e anos de estudos);

- Expectativa de vida da população de um determinado território.
 

Voltar a questão
Questão 2

O Brasil, assim como outros países mundiais, tem apresentado elevação na média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a cada ano. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:

- O constante aumento na expectativa de vida da população nacional, fato proporcionado pelas melhorias no sistema de saúde, expansão do saneamento ambiental, etc.

- Elevação na taxa de alfabetização.

- Aumento do poder de compra da população.
 

 

Voltar a questão
Questão 3

a) Verdadeiro – Conforme o ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os estados nordestinos ocupam as últimas posições (19° ao 27°).

b) Falso – Os estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) apresentam boas colocações no ranking, no entanto, eles não ocupam todas as primeiras posições, visto que Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro são, respectivamente, os 1°, 3° e 4° no ranking.  

c) Falso – O Amazonas (13° no ranking) possui IDH inferior ao estado nortista do Amapá (12° no ranking), portanto, sua média é a segunda melhor entre os estados da região Norte.  

d) Falso – Além do Distrito Federal e os estados da região Sul, Mato Grosso do Sul (0,802), localizado na região Centro-Oeste, apresenta média de IDH superior ao de Minas Gerais (0,800), além do estado de Goiás, também do Centro-Oeste, que possui o mesmo IDH de Minas Gerais.

e) Verdadeiro – Os estados da região Centro-Oeste possuem IDH superior ao das regiões Norte e Nordeste. O Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com menor IDH – 0,796. O estado do Amapá é o que possui o maior IDH do Norte (0,780). A Bahia apresenta média de 0,742, sendo o estado nordestino com maior IDH. Portanto, todos os estados do Centro-Oeste estão a frente do Norte e do Nordeste no quesito Índice de Desenvolvimento Humano.

Voltar a questão
Questão 4

A partir da análise do ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ficam evidentes os contrastes socioeconômicos no Brasil. As regiões Sul e Sudeste apresentam as melhores médias de IDH, sendo, portanto, mais desenvolvidas nos aspectos sociais e econômicos. A região Centro-Oeste apresenta médias de IDH elevadas. O Norte e o Nordeste estão na faixa inferior do ranking, ocupada principalmente pelos estados nordestinos. Portanto, se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas eficazes que reduzam essas disparidades no território nacional.     

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – Paraguai e Equador possuem IDH inferior ao do Brasil, com médias de 0,761 e 0,806, respectivamente.

b) Falso – Bolívia com IDH de 0,729 e Peru com média de 0,806 não possuem IDH maior que o do Brasil.

c) Falso – A Colômbia possui IDH inferior ao do Brasil (0,807).

d) Verdadeiro – Os quatro países que detêm IDH superior ao do Brasil são: Chile (0,878), Argentina (0,866), Uruguai (0,865) e Venezuela (0,844).

e) Falso – A média do IDH do Brasil (0,813) é superior à média do Paraguai (0,761).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola