Topo
pesquisar

Exercícios sobre Santa Catarina

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Santa Catarina e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O mapa abaixo está destacando uma unidade federativa do Brasil. Indique que estado é esse, a região a qual pertence e a sua capital.

questão 2

Analise as afirmativas sobre os aspectos populacionais do estado de Santa Catarina e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Em virtude do grande fluxo migratório de alemães, italianos, poloneses, portugueses e italianos, a cultura catarinense apresenta elementos desses países europeus.

b) Com aproximadamente 6,1 milhões de habitantes, Santa Catarina é o segundo estado mais populoso da Região Sul, atrás somente do Rio Grande do Sul.

c) A população catarinense vive em condições sociais inferiores em relação ao restante do país, visto que o estado apresenta elevada taxa de mortalidade infantil, alto índice de analfabetismo e um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

d) O território de Santa Catarina só passou a ser habitado no século XIX, quando os portugueses ocuparam as regiões litorâneas do estado.

e) Assim como a maioria dos estados brasileiros, Santa Catarina apresenta elevado índice de urbanização.
 

questão 3

Sobre a economia do estado de Santa Catarina é INCORRETO afirmar que:

a) Santa Catarina é o estado que possui o menor Produto Interno Bruto (PIB) da Região Sul.

b) As belas praias que o estado abriga, além das fazendas de turismo, atraem vários visitantes, fazendo com que o turismo seja uma das principais atividades econômicas no estado.

c) A agropecuária em Santa Catarina é uma atividade praticamente inexistente, pois o estado possui apenas 95.346,181 quilômetros quadrados de extensão e seu clima é subtropical, inadequado para o desenvolvimento dessa atividade.

d) O setor industrial é bastante desenvolvido, com destaque para os segmentos alimentício, têxtil, cerâmica e metalurgia.

e) Entre os principais produtos exportados por Santa Catarina estão as carnes de porco, frango e de peru, além de móveis e tecidos.

questão 4

Sobre os aspectos físicos de Santa Catarina é correto afirmar que:

a) Com extensão territorial de 95.346,181 quilômetros quadrados, Santa Catarina é o menor estado da Região Sudeste.

b) Santa Catarina apresenta uma grande variedade de biomas, abrigando áreas de manguezais, mata de araucária e mata de cocais.

c) O território de Santa Catarina possui belas praias, fato proporcionado em razão da sua localização privilegiada: entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

d) Situado na Zona Temperada do Sul, o estado de Santa Catarina recebe influência do clima subtropical.

e) Santa Catarina pertence ao Hemisfério Sul, visto que seu território está totalmente localizado ao norte da linha do Equador.
 

questão 5

(UDESC 2010)

A hidrografia catarinense divide-se em duas grandes vertentes. Os rios da Bacia do Sudeste ou Atlântica, que deságuam no mar, e os rios da Bacia do Uruguai. Dentre os rios da Bacia do Uruguai, dois são importantes, pois suas águas engrossam o volume do rio Uruguai, que faz a divisa do estado com o Rio Grande do Sul.

Assinale a alternativa que contém o nome destes rios.

a) Rio Mampituba e Rio do Peixe

b) Rio do Peixe e Rio Iguaçu

c) Rio Canoas e Rio Pelotas

d) Rio Pelotas e Rio Tubarão

e) Rio Itapocu e Rio Canoas

respostas
Questão 1

O mapa analisado está destacando o estado de Santa Catarina, que está localizado na Região Sul do Brasil. A capital dessa unidade federativa é a cidade de Florianópolis.

Voltar a questão
Questão 2

a) Verdadeiro – O estado de Santa Catarina recebeu uma grande quantidade de imigrantes alemães, italianos, poloneses, portugueses e italianos. Esse fato refletiu na cultura local, que apresenta vários elementos europeus, com destaque para a Oktoberfest, de origem alemã.

b) Falso – O estado de Santa Catarina, habitado por 6,1 milhões de pessoas, é o menos populoso da Região Sul: Paraná (10,6 milhões de habitantes); Rio Grande do Sul (10,9 milhões de habitantes).

c) Falso – Santa Catarina detém o segundo melhor IDH do Brasil. O estado apresenta baixas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo. Portanto, os catarinenses desfrutam de elevado padrão social.

d) Falso – A população indígena já ocupava a região que atualmente corresponde à Santa Catarina bem antes da chegada dos migrantes europeus. 

e) Verdadeiro – Todos os estados brasileiros apresentam maioria da população habitando áreas urbanas. A taxa de urbanização de Santa Catarina é de 82,6%. 

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa INCORRETA: letra “C”.

a) Correto – O Produto Interno Bruto (PIB) catarinense é o menor da Região Sul, correspondendo a 23,6% de todas as riquezas geradas na região. Paraná e Rio Grande do Sul contribuem com 36,5% e 39,9%, respectivamente.

b) Correto – O estado de Santa Catarina recebe muitos turistas em função de seu belo litoral, com destaque para Florianópolis, Balneário Camboriú e Garopaba. Outro atrativo são as fazendas de turismo, que possibilitam o contato com o cotidiano rural.

c) Incorreto – A agropecuária é uma atividade de suma importância para a economia catarinense. O estado é grande produtor de milho, banana, arroz, soja, maçã, etc. Outro elemento importante desse segmento da economia em Santa Catarina é a criação de bovinos, suínos e aves. 

d) Correto – Responsável por aproximadamente 36% do PIB estadual, o setor industrial é bastante desenvolvido e diversificado em Santa Catarina. Os principais segmentos são o alimentício, têxtil, metalurgia, cerâmica e materiais de construção.

e) Correto – Os líderes de exportação de Santa Catarina são as carnes de porco, frango e de peru, compressores, móveis e tecidos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa correta: letra “D”.

a) Incorreto – O estado de Santa Catariana está localizado na Região Sul, e não na Região Sudeste.

b) Incorreto – Os principais biomas de Santa Catarina são mangues, mata de araucária, campos, além de faixas de floresta. O estado não abriga o bioma mata de cocais, que é típico dos estados do Maranhão e Piauí.

c) Incorreto – O território catarinense é banhado apenas pelo Oceano Atlântico.

d) Correto – O clima característico de Santa Catarina é o subtropical. O estado está situado na Zona Temperada do Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

e) Incorreto – O território catarinense realmente integra o Hemisfério Sul. Porém, ele está totalmente localizado ao sul da linha do Equador.
 

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa verdadeira: letra “C”.

a) Falso – O Rio do Peixe pertence à Bacia Hidrográfica do Uruguai, no entanto, o Rio Mampituba deságua no Oceano Atlântico.

b) Falso – O Rio Iguaçu nasce no Paraná e serve como divisor natural desse estado com Santa Catarina em alguns pontos.

c) Verdadeiro – Canoas é um rio de Santa Catarina que percorre várias cidades do estado até que deságua no Rio Pelotas, integrando, assim, a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, que divide Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

d) Falso – A Bacia Hidrográfica do Tubarão pertence à vertente de drenagem do Atlântico.

e) Falso – O Rio Itapocu tem sua foz no Oceano Atlântico.
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola