Topo
pesquisar

Exercícios sobre Ásia Oriental

Exercícios de Geografia

A Ásia Oriental, ou Extremo Oriente, é uma região ocupada por importantes países, como Japão, China e os Tigres Asiáticos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Na Ásia Oriental, existem dois países que adotaram o socialismo como sistema econômico e político. Responda quais são eles e faça um rápido comentário sobre a atual situação do sistema político desses países.

questão 2

A Ásia Oriental agrupa os seguintes países: China, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Taiwan, Hong Kong, Macau, Singapura e Mongólia. Sobre esses países, assinale o que for correto:

a) A Ilha de Taiwan, após muitos anos de Guerra e de já ter pertencido ao Japão, hoje faz parte da China, atualmente como uma das principais províncias do país.

b) A península de Macau é um país que conquistou sua independência da China há poucos anos.

c) A divisão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte é puramente regional, uma vez que ambas as localidades compõem o território de um único país.

d) Hong Kong está atualmente incorporado à China e encontra-se na condição de região administrativa do governo chinês.

e) O grupo dos Tigres Asiáticos é formado, atualmente, por China, Japão, Taiwan e Hong Kong.

questão 3

(FGV)

Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por:

a) exibirem elevados índices de produção de petróleo e aço

b) serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas.

c) apresentarem economia baseada no setor primário com emprego de numerosa mão de obra

d) apresentarem elevada produção industrial destinada essencialmente ao mercado interno

questão 4

Em 1978, após a morte de Mao Tsé-Tung, assumiu o poder na China o ditador Deng Xiao-ping que, ao assumir, proferiu a seguinte frase: “Não importa a cor do rato, o que importa é que ele cace os ratos”, o que representava a mudança da postura econômica do país.

Interprete a frase acima mencionada dizendo qual foi a mudança implementada por Deng Xiao-Ping na China.

questão 5

(PUC)

A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;

b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;

c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul;

d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;

e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

respostas
Questão 1

Os dois países na Ásia Oriental que aderiram ao socialismo são a China e a Coreia do Norte. Esses países se caracterizam pelo desvio do sistema político socialista, uma vez que a China vem se tornando cada vez mais capitalista e a Coreia do Norte adotou um sistema ditatorial antidemocrático que não atende mais aos anseios do proletariado do país.

Voltar a questão
Questão 2

Letra d.

a) Incorreto – A ilha de Taiwan é formada por um território com sistema político próprio e independente da China, embora os chineses não reconheçam a independência e autonomia taiwanesa e trate a ilha como uma província rebelde.

b) Incorreto – Após muitos anos pertencendo a Portugal, o território do Macau pertence atualmente à China, mas é tratado como uma região administrativa especial.

c) Incorreto – A divisão entre Coreia do Sul e do Norte não é regional, mas territorial. Atualmente, formam dois países distintos e rivais.

d) Correto – Hong Kong, assim como Macau, é uma região administrativa especial do governo chinês, com certa autonomia estatutária.

e) Incorreto – Os Tigres Asiático são: Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan.

Voltar a questão
Questão 3

Os Tigres Asiáticos são conhecidos pela intensa produção industrial, sobretudo pela expansão e investimento das multinacionais norte-americanas e europeias. Sua produção é voltada para o mercado externo e atende, principalmente, o setor secundário. No entanto, esses países são muito dependentes da importação de matérias-primas.

Portanto, a alternativa correta é a letra b.

Voltar a questão
Questão 4

Ao dizer que “não importa a cor do rato”, Deng Xiao-ping fazia referência ao sistema econômico socialista, ou seja, o país não precisava ter uma economia socialista, o importante seria que os problemas econômicos e sociais do país fossem resolvidos. Isso significou uma ampliação da abertura comercial da China para o mundo e uma consequente inclinação para o capitalismo.

Voltar a questão
Questão 5

a) Correto – A rápida recuperação japonesa após sofrer com os impactos da Segunda Guerra Mundial esteve associada à criação do “Plano Colombo”, elaborado pelos Estados Unidos para recuperação da economia japonesa em busca de uma aliança política durante a Guerra Fria.

b) Incorreto – O Japão possui uma elevada produção industrial, porém é muito dependente de matérias-primas, como o carvão, o petróleo e o minério de ferro.

c) Incorreto – O principal mercado consumidor do Japão durante a recuperação industrial do país era a Europa, os EUA e os países subdesenvolvidos. China e Coreia do Norte eram inimigos do país e tinham as relações comerciais rompidas.

d) Incorreto – A localização do Japão não é geograficamente privilegiada, fato que foi atenuado pelas inovações tecnológicas que diminuíram os efeitos das distâncias em todo o planeta.

e) Incorreto – Não há produção de ouro em larga escala no Japão.

Letra A.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola