Topo
pesquisar

Exercícios sobre bacias sedimentares

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre bacias sedimentares, você pode testar seus conhecimentos sobre essas estruturas geológicas. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

As bacias sedimentares são estruturas geológicas importantes do ponto de vista econômico e ambiental. A respeito dessas formações, avalie as proposições a seguir:

I) Nas bacias sedimentares, é comum a formação de minerais de importante valor econômico, como o granito, a ardósia e gnaisse, muito utilizados na decoração e construção civil.

II) As bacias sedimentares formam-se em áreas de depressão relativa ou absoluta e são resultantes do acúmulo de sedimentos.

III) A composição estrutural das bacias sedimentares possibilita a formação de fósseis e combustíveis como o petróleo e o gás natural.

IV) A formação das bacias sedimentares resulta do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), que forma várias camadas de rochas e matéria orgânica.

V) As bacias sedimentares são formações recentes. O acúmulo de material e a formação de rochas sedimentares podem ocorrer em algumas décadas, dependendo dos processos de intemperismo e deposição de materiais.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, V, F

b) V, V, F, V, F

c) F, V, F, V, V

d) V, V, F, V, F

e) V, F, V, F, V

questão 2

Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:

a) os dobramentos antigos

b) os maciços antigos

c) as plataformas cristalinas

d) as bacias sedimentares

e) os dobramentos modernos

questão 3

O processo de sedimentação, deposição de materiais e formação de rochas que dá origem às bacias sedimentares leva milhares de anos para concretizar-se. A respeito desse processo, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) Quando as rochas desgastam-se por causa da ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, elas dão origem aos sedimentos.

b) Os sedimentos originados do intemperismo são levados, especialmente pela água, para as camadas inferiores do relevo e acumulam-se.

c) Com o passar dos milhões de anos, os sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos e exercem um “peso” cada vez maior. Essa pressão compacta os sedimentos, que se transformam em rochas sedimentares.

d) Durante o processo de formação das bacias sedimentares, pode ocorrer acúmulo de matéria orgânica, que, a depender das condições de temperatura e pressão, pode formar depósitos de combustíveis fósseis, como o petróleo, gás natural e carvão mineral.

e) As bacias sedimentares estão presentes apenas no relevo submarino, por essa razão, é mais comum encontrar reservas de petróleo nos mares e oceanos.

questão 4

As rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos provenientes de rochas preexistentes e pelo posterior processo de consolidação a partir do aumento da pressão e da alteração das temperaturas. O tipo de ambiente mais propício para o acúmulo desse tipo de rocha é:

a) áreas de forte tectonismo

b) proximidades de uma dorsal oceânica

c) maiores altitudes de uma cordilheira

d) arredores de grandes vulcões

e) região oceânica petrolífera

respostas
Questão 1

Letra A

A afirmativa I está incorreta porque os minerais citados são encontrados nos escudos cristalinos, um tipo de estrutura geológica muito distinto das bacias sedimentares.

A afirmativa V está incorreta porque são necessários milhões de anos para que ocorra a sedimentação das rochas, a acumulação dos sedimentos e a sobreposição de novos sedimentos. As camadas sobrepostas exercem pressão crescente e contínua e fazem com que as partículas de rochas unam-se, formando as rochas sedimentares. Esse processo pode estender-se por várias eras geológicas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Durante o processo constitutivo de rochas e bacias sedimentares, a matéria orgânica que se acumula pode sofrer com condições atípicas de pressão exercida pelas camadas de sedimentos, o que possibilita o processo de formação dos combustíveis de origem fóssil. Por isso, é comum encontrar petróleo, gás natural e carvão mineral em áreas de bacias sedimentares.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A letra E está incorreta porque, após ou durante a ocorrência do processo de formação das bacias sedimentares nos oceanos, a movimentação das placas tectônicas é responsável por levar as áreas dessas bacias sedimentares para regiões continentais. Isso ocorre porque o planeta está em constante transformação, de forma que áreas que hoje são oceânicas podem daqui a milhões de anos transformar-se em serras ou até desertos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

As rochas sedimentares, estruturantes das bacias sedimentares, são mais comuns em regiões onde o acúmulo de sedimentos foi constante ao longo dos períodos geológicos anteriores. Em áreas oceânicas, desde que longe de áreas tectônicas e de dorsais oceânicas, é comum encontrar rochas sedimentares e também petróleo, que só se origina nesse tipo de rocha.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola