Topo
pesquisar

Exercícios sobre mundo bipolar e multipolar

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre mundo bipolar e multipolar comparam os cenários geopolíticos entre o período da Guerra Fria e os dias atuais. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Em uma análise das condições socioeconômicas e geopolíticas entre o mundo bipolar e multipolar, podemos assinalar como INCORRETO:

a) ambos os termos referem-se às ordens mundiais de seus respectivos períodos históricos.

b) a bipolaridade caracterizou-se pela oposição entre duas ideologias, ao passo que na multipolaridade não há esse tipo de dualidade.

c) a queda do Muro de Berlim foi o principal marco histórico da substituição do mundo multipolar pelo contexto bipolar.

d) a multipolaridade pauta-se na disputa econômica; a bipolaridade era marcada pela corrida armamentista.

questão 2

“A Guerra Fria está de volta. A ocupação militar russa da Crimeia e os preparativos para uma possível anexação da província do sul da Ucrânia reavivaram temores, cálculos e reflexos enferrujados desde a queda do Muro de Berlim, em 1989 (…). O impasse já está despertando perguntas difíceis sobre o equilíbrio entre sanções e diplomacia, estabelecendo testes de fidelidade a aliados e aumentando o risco de contágio por outros conflitos e de possíveis guerras por procuração”.

O Globo, 18 mar. 2014. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).

O risco de um retorno à Guerra Fria, com a possível volta do cenário bipolar, estabelece-se:

a) pela oposição imperialista e política das frentes russas e norte-americanas.

b) pela importância do papel da Ucrânia no poderio nuclear mundial.

c) pelo choque entre o crescimento econômico russo e a crise financeira dos EUA.

d) pelo apoio incondicional da China à Rússia, tal qual ocorreu ao longo da Guerra Fria.

e) pela disputa entre Rússia e Estados Unidos pela influência sobre a União Europeia.

questão 3

(UEPA – adaptada)

A diversidade regional no mundo

O mundo é regionalmente diverso, cada região do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida. [...] Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como ricos/pobres; cristãos/muçulmanos (islâmicos); interesses mercantis/consciência ecológica, etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que agora se exarcebaram, neste período pós-Guerra Fria.

(Adaptado de Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. MOREIRA Rui. Revista eletrônica de Ciências humanas e sociais. Acessado em 22/09/2008)

Sobre essa mudança na ordem mundial relatada pelo autor, é correto afirmar que:

a) a ordem multipolar do início do século XX e a atual apresentam as mesmas características: o enfraquecimento do Estado-nação e um fortalecimento de outros agentes internacionais, como a ONU e empresas multinacionais.

b) dentre outros fatos que contribuíram para a mudança da ordem bipolar para multipolar, destaca-se o esgotamento do modelo soviético e a ascensão do Japão e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os Estados Unidos.

c) o mundo multipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os Estados Unidos e a União Soviética de cada um dos lados.

d) antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo era dividido em socialistas e capitalistas. Foi a época da bipolaridade, nessa ordem as potências hegemônicas eram Estados Unidos e União Soviética.

e) a partir do final da Segunda Guerra Mundial, mudanças geopolíticas profundas ocorreram, nessa época uma nova ordem é imposta e o mundo passou a ser multipolar.

questão 4

(UERJ 2009)

G-20 adota linha dura para combater crise

Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro

Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise.

Adaptado de http://zerohora.clicrbs.com.br

A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.

Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:

a) diminuição dos fluxos internacionais de capital

b) aumento do número de polos de poder mundial

c) redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul

d) crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos

respostas
Questão 1

a) Correto – a ordem mundial da Guerra Fria era chamada de bipolar e a ordem mundial atual é multipolar.

b) Correto – na bipolaridade, países capitalistas e autodeclarados socialistas competiam entre si. Atualmente, essa oposição inexiste entre os países.

c) Incorreto – a queda do Muro de Berlim marcou, na verdade, a transição da bipolaridade para a multipolaridade, e não o contrário.

d) Correto – nos tempos de multipolaridade, a importância da economia é maior do que a relevância militar. Anteriormente, a corrida armamentista entre EUA e URSS é que ditava o cenário geopolítico.

Voltar a questão
Questão 2

A recente postura incisiva da Rússia diante dos Estados Unidos e da União Europeia frente à crise na Ucrânia, sobretudo com o controle da Crimeia no sul do território ucraniano, acirrou a disputa entre os países, em posições nitidamente imperialistas. Assim, corre-se o risco de novas disputas e uma nova Guerra Fria.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 3

a) Incorreto – No início do século XX, não havia o processo de enfraquecimento dos Estados, além da nula atuação de entidades supranacionais e empresas globais.

b) Correto – o fim da URSS, o crescimento do Japão (mesmo que só por um período) e a inserção da Europa Oriental no capitalismo são aspectos da ordem mundial atual.

c) Incorreto – na verdade, a disputa entre os dois lados (EUA x URSS) ocorreu no mundo bipolar.

d) Incorreto – A bipolaridade da Guerra Fria ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, e não antes.

e) Incorreto – A multipolaridade manifestou-se após a Guerra Fria, e não após a Segunda Grande Guerra.

Voltar a questão
Questão 4

Com a passagem da Guerra Fria para a Nova Ordem Mundial – ou seja, da bipolaridade para a multipolaridade – aumentaram-se os polos internacionais de poder. A oposição entre EUA e URSS deu lugar à formação de várias frentes, como a Alemanha e a União Europeia, o Japão e, mais recentemente, a China.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola