Topo
pesquisar

Exercícios sobre as articulações da língua

Exercícios de Gramática

As articulações da língua se manifestam pela primeira articulação e pela segunda articulação, elementos preponderantes na materialização das palavras. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
questão 1

Tendo em vista os conhecimentos de que você dispõe acerca das articulações da língua, registre suas impressões a respeito de tal assunto.

questão 2

Defina o conceito de significante e significado.

questão 3

(SSP-MT) Em qual das alternativas abaixo ambas as palavras apresentam 8 letras e 6 fonemas?

a) gasolina – cochilo
b) passarela – passeata
c) assessor – guitarra
d) salsicha – caridade
e) bochecha – oclusiva

questão 4

(PUCC-SP) Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta:

a) Na palavra pneumática ocorre um grupo consonantal e um hiato.
b) Na palavra gratuito ocorre um ditongo oral decrescente.
c) Na palavra taxímetro há quatro sílabas e nove fonemas.
d) Em sangue ocorre um dígrafo e um ditongo.
 e) n.d.a

respostas
Questão 1

Imprime-se a esse discurso o fato de as articulações da língua serem demarcadas pela primeira articulação e pela segunda articulação. Ambas se encontram inter-relacionadas, haja vista que esta diz respeito à combinação que fazemos dos fonemas (considerados unidades mínimas sonoras que, uma vez agrupados, constituem os signos); e aquela, por sua vez, faz referência à combinação que fazemos dos signos linguísticos (resultantes da união do significante + o significado) ao criarmos frase, orações e períodos, tendo em vista a evidente sequência lógica e ordenada dos enunciados.

Voltar a questão
Questão 2

Ao pronunciarmos uma determinada palavra, duas noções se fazem prevalecer mediante a sua materialização, ora demarcadas pelo significante e pelo significado. Dessa forma, o significado se refere à imagem mental que criamos de um determinado vocábulo; e o significante diz respeito à representação desse vocábulo, ou seja, por meio dos fonemas e, consequentemente, das sílabas, que, uma vez justapostas, tendem a representá-lo graficamente.

A título de ilustração citamos a palavra “casa”, cujo significado se manifesta pela ideia de habitação, moradia; e o significante por meio da seguinte representação fonética: /k/a/z/a.

Voltar a questão
Questão 3

a) Alternativa incorreta, pois a palavra “gasolina” possui 8 letras e 8 fonemas, e a palavra “cochilo” possui 7 letras e  6 fonemas.

b) Alternativa incorreta, haja vista que a palavra “passarela” possui 9 letras e 8 fonemas e a palavra “passeata” possui 8 letras e 7 fonemas.

c) Alternativa correta, pois ambas as palavras possuem 8 letras e 6 fonemas.

d) Alternativa incorreta, porque a palavra “salsicha” possui 8 letras e 7 fonemas e a palavra “caridade” possui 8 letras e 8 fonemas.

e) Alternativa incorreta, pois a palavra “bochecha” possui realmente 8 letras e 6 fonemas, mas a palavra “oclusiva” possui  8 letras e 8 fonemas.

Voltar a questão
Questão 4

a) Alternativa incorreta, pois na palavra em questão ocorre sim um grupo consonantal, mas ela, quando separada, não se atesta a presença de um hiato, justamente pelo fato de que as sílabas assim se evidenciam separadas: pneu – má – ti ─ ca.

b) Alternativa correta, haja vista que na palavra em análise podemos constatar a presença, realmente, de um ditongo oral decrescente, demarcado pela união das vogais “-ui” (vogal + semivogal). 
  
 c) Alternativa incorreta, porque no vocábulo em evidência constatamos sim a presença de quatro sílabas, mas a presença de dez fonemas, não de nove.

d) Alternativa incorreta, pois na palavra em questão não ocorre apenas um dígrafo, mas sim dois.  

e) Alternativa incorreta, pois a questão considerada correta se revela pela alternativa “b”.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola