Topo
pesquisar

Exercícios sobre Tomé de Sousa

Exercícios de História do Brasil

Por meio destes exercícios sobre Tomé de Sousa, você poderá testar seus conhecimentos sobre o primeiro governo-geral do Brasil. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Fuvest-SP) "Eu el-rei D. João III, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande na Baía de Todos-os-Santos. (...) Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil." Regimento de Tomé de Sousa, 1549

As determinações do Rei de Portugal estavam relacionadas:

a) com a necessidade de colonizar e povoar o Brasil para compensar a perda das demais colônias agrícolas portuguesas do Oriente e da África.

b) com os planos de defesa militar do império português para garantir as rotas comerciais para a Índia, Indonésia, Timor, Japão e China.

c) com um projeto que abrangia conjuntamente a exploração agrícola, a colonização e a defesa do território.

d) com os projetos administrativos da nobreza palaciana visando à criação de fortes e feitorias para atrair missionários e militares ao Brasil.

e) com o plano de inserir o Brasil no processo de colonização escravista semelhante ao desenvolvido na África e no Oriente.

questão 2

Um dos objetivos da instalação do Governo-Geral no Brasil era instituir um poder centralizador na colônia, garantindo, entre outras coisas, proteção às Capitanias Hereditárias. Entre as primeiras medidas tomadas pelo primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, estava:

a) a criação da cidade de Manaus, na Amazônia, com o objetivo de explorar o turismo na região da floresta equatorial.

b) a venda do território da Baía da Guanabara para os franceses huguenotes.

c) o extermínio da população indígena do litoral brasileiro conhecida como tamoios.

d) a criação da cidade de Salvador na Baía de Todos os Santos.

e) a guerra contra os espanhóis pela posse das minas de Potosí.

questão 3

Na expedição de Tomé de Sousa, que chegou ao Brasil em 1549, estava um grupo de padres jesuítas chefiado por Manuel da Nóbrega. Uma das principais ações empreendidas por esse grupo jesuíta durante o primeiro Governo-Geral foi:

a) a catequização dos índios.

b) a construção de catedrais góticas em Salvador.

c) a celebração de missas em tupi-guarani

d) a regulamentação dos rituais antropofágicos.

e) a realização de matrimônio com as índias.

questão 4

Uma das sugestões que Tomé de Sousa deu ao rei D. João III foi a de povoar a região da Baía da Guanabara, onde hoje está assentada a cidade do Rio de janeiro. D. João III, porém, não acatou a sugestão do governador-geral. Essa leniência com relação à Baía de Guanabara resultou:

a) Na Guerra dos Emboabas.

b) Na invasão da Baía de Guanabara pelos franceses em 1555.

c) Na invasão da Baía de Guanabara pelos holandeses em 1645.

d) Na construção da Espanha Antártica nessa região.

e) Na Revolta dos Tamoios.

respostas
Questão 1

Letra C

O regimento de Tomé de Sousa tinha a pretensão de organizar a colônia em todos os seus aspectos: administrativo, militar/defensivo, populacional etc. Esses procedimentos visavam à unidade do território colonial.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

A medida de grande vulto que Tomé de Sousa tomou foi criar a cidade de Salvador na Baía de Todos os Santos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Os padres jesuítas tiveram um papel fundamental no processo da colonização efetiva do Brasil, sobretudo quando foi instalado o Governo-Geral com Tomé de Sousa. Manoel da Nóbrega, padre que desembarcou com um grupo de jesuítas junto a Tomé de Sousa, tratou de empreender a catequização dos índios, fato que contribuiu para o melhor conhecimento do território que precisava ser ocupado e trabalhado.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Os franceses invadiram a região da Baía de Guanabara em 1555 com o objetivo de construir a “França Antártica”, isto é, uma colônia francesa na América do Sul. O projeto não se solidificou porque o governo-geral interviu, expulsando os franceses da região.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola