Topo
pesquisar

Exercícios sobre concentração do capital industrial

Exercícios de História

A concentração do capital industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, a partir do crescimento e da acumulação das empresas, colocando em xeque a livre concorrência. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

A inexistência de concorrência comercial entre empresas distintas em um determinado ramo da economia caracteriza o que chamamos de:

  1. Oligopólio.
  2. Truste.
  3. Monopólio.
  4. Cartel.
questão 2

Existem várias denominações para as junções de empresas, tais como monopólios e oligopólios. Há ainda outras modalidades de concentração de capitais. Dentre elas, é possível destacar o cartel, que se define:

  1. pela autonomia administrativa das empresas, mas que dividem o mercado entre elas, através principalmente do controle de preços.
  2. pela compra de ações por parte de instituições financeiras, que passam a controlar uma série de empresas de diferentes setores econômicos.
  3. pelo controle exercido por um grupo de empresas sobre a produção e venda de determinadas mercadorias ou ramos econômicos.
  4. pela prática de compra de empresas menores por parte de uma maior, negociando posteriormente a divisão do mercado com o que restar das concorrentes.
  5. pela supressão da concorrência comercial, fazendo com que uma única empresa controle a produção e venda de mercadorias e serviços de determinado setor econômico.
questão 3

A concentração de capital é uma das características mais marcantes do capitalismo a partir do século XIX. Sobre esse assunto, associe os tipos de concentração de capital, expostos na coluna da esquerda, com sua definição, que está na coluna da direita, abaixo.

I - Cartel

 

a) Inexistência de concorrência comercial em um determinado ramo da economia.

II - Truste

 

b) Instituição financeira ou um banco que, por meio da compra de ações, controla diferentes ramos da economia.

III - Holding

 

c) Grupo econômico que absorve os seus concorrentes menores e, depois disso, negocia com os competidores remanescentes a dominação do mercado consumidor.

IV - Oligopólio

 

d) Empresas de um mesmo ramo que mantêm sua autonomia administrativa, mas decidem “fatiar o mercado” com o estabelecimento de um mesmo preço, acabando com a competição comercial.

V - Monopólio

 

e) Grupo de empresas que controla a venda ou produção de um dado bem, influenciando sua disponibilidade e preço.

 

A alternativa que expressa corretamente a associação entre os itens é:

  1. I-b, II–d, III–b, IV-a, V-c.
  2. I – d, II-c, III-b, IV- e, V- a.
  3. I-b, II-c, III-e, IV-a, V-d.
  4. I-c, II-b, III-d, IV-e,V-a.
  5. I-e, II-d, III-b, IV-a, V-c.
questão 4

(PUC-PR) Associe as colunas:

1 - Cartel
2 - Truste
3 - Monopólio
4 - Oligopólio
5 - Holding

( ) Domínio do mercado por uma única empresa.
( ) Domínio do mercado por poucas empresas.
( ) Fusão de várias empresas para dominar o mercado.
( ) Organização que controla várias empresas mediante o controle majoritário das ações.
( ) Acordo ou associação de várias empresas independentes para controlar o mercado.

Assinale a sequência correta:
a) 2 - 1 - 3 - 4 - 5
b) 4 - 2 - 5 - 1 - 3
c) 3 - 4 - 2 - 5 - 1
d) 5 - 4 - 2 - 3 - 1
e) 1 - 2 - 4 - 3 – 5

questão 5

(UERJ-RJ) Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou, ontem, as empresas Roche, Basf e Aventis. Segundo o Cade, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas A, B2, B5, C e E, na segunda metade dos anos 90. Elas também teriam impedido a entrada de vitaminas chinesas, a preços mais baratos, no Brasil.

As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e EUA.

Juliano Basile
Adaptado de Valor Econômico, 12/04/2007

Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos.

A notícia acima expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:

a) holding - fusão de companhias do mesmo setor.

b) cartel - controle do mercado em escala planetária.

c) oligopólio - padronização mundial das leis de concorrência.

d) dumping - protecionismo para produtos de países emergentes.

respostas
Questão 1

Letra C. O monopólio constitui-se quando uma mesma empresa passa a dominar exclusivamente um ramo produtivo ou comercial, eliminando outras empresas da concorrência.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A. O cartel não elimina totalmente a concorrência, havendo um acordo entre diversas empresas autônomas na exploração de um ramo econômico, mantendo uma clara separação administrativa.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Voltar a questão
Questão 4
Questão 5

Letra B. Essas empresas acabaram formando um cartel ao acordarem preços e acesso a mercados por parte de empresas que não fizessem parte dos acordos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola