Topo
pesquisar

Exercícios sobre Convenção Nacional na Revolução Francesa

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre Convenção Nacional na Revolução Francesa, você poderá testar os seus conhecimentos acerca do período mais violento dessa revolução. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi:

a) o abrandamento das tensões políticas e sociais.

b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.

c) a articulação política entre nobreza e clero contra a burguesia.

d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.

e) a formação de um governo centralista comandado pelos montanheses.

questão 2

(Cesgranrio) A Revolução Francesa insere-se em um conjunto de profundas transformações históricas ocorridas na sociedade europeia da segunda metade do século XVIII. As etapas do processo revolucionário, entre 1789 e 1799, expressaram os conflitos sociais e os diferentes projetos políticos dos diversos grupos envolvidos na Revolução. Assinale a opção que relaciona corretamente a atuação de um desses grupos com uma etapa do processo revolucionário.

a) A reação armada do clero monarquista (refratário) contra os revolucionários determinou a instituição da Constituição Civil do Clero, em 1790, que garantiu o pagamento de indenizações e a devolução de suas propriedades confiscadas no início da Revolução.

b) A manutenção prolongada do Período do Terror, instituído pelos monarquistas, determinou a derrota dos segmentos revolucionários liderados pelos "sans-culottes" frente ao Golpe do 18 Brumário, em 1799, que elevou Napoleão Bonaparte à direção do Comitê de Salvação Pública.

c) A burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França, em 1791, durante a Assembleia Nacional, que instituiu uma monarquia constitucional baseada no sufrágio censitário e na divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.

d) Os jacobinos extremistas, formados pela nobreza parisiense e provincial, retornaram ao poder com a Convenção Termidoriana, entre 1794 e 1795, anulando diversas conquistas revolucionárias, tais como a Lei do Preço Máximo e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

e) Os camponeses, representados pelo Partido Girondino, formavam uma poderosa facção, cujo apoio popular permitiu que controlassem politicamente a Revolução durante a fase da Convenção Montanhesa, entre 1793 e 1794, na qual aboliram os privilégios feudais e a escravidão nos territórios coloniais franceses.

questão 3

Leia o poema abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.

Máquina adorável, tende piedade de nós.
Máquina admirável, tende piedade de nós.
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.

Ó celeste Guilhotina,
Você abrevia rainhas e reis,

Por tua influência divina Reconquistamos nossos direitos. (bis)
Sustenta as leis da pátria E que teu soberbo instrumento
Torne-se sempre permanente
Para destruir uma seita ímpia.
Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes,
Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano!

(ARASSE, Daniel. A Guilhotina e o Imaginário do Terror. São Paulo: Ática, 1989. p. 106-107.)

Esse poema faz referência à fase do Terror Revolucionário, levado a cabo pelos jacobinos durante a Revolução Francesa. O verso “Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes” é endereçado ao personagem histórico:

a) François Pitt, jacobino considerado traidor por dar fuga ao rei Luís XVI.

b) William Pitt, primeiro-ministro inglês.

c) Saint-Just Pitt, um nobre oficial contrarrevolucionário.

d) Charlotte Corday, assassina de Marat e conhecida pelo apelido “Pitt”.

e) Maria Luísa de Habsburgo, também conhecida como Condessa de Pitt.

questão 4

(Cesgranrio) Durante a Revolução Francesa, a radicalização, típica da "Época da Convenção" (1792-5), caracterizou-se pela:

a) Promulgação da "Declaração Universal dos Direitos do Homem";

b) aprovação da "constituição civil do clero" por Luiz XVI;

c) instituição de um regime político e social de caráter democrático - o Diretório;

d) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais;

e) pacificação da Europa, a partir da paz entre a França e a Inglaterra.

respostas
Questão 1

Letra D

A fase da Convenção Nacional foi comandada pelos jacobinos, que se valeram do terror político, materializado nas sucessivas execuções na guilhotina. Entre as vítimas da radicalização revolucionária estavam o rei da França, Luís XVI, e a rainha, Maria Antonieta.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A forma de institucionalização da Revolução Francesa que antecedeu a fase da Convenção Nacional foi a da Monarquia Constitucional, começada em 1791. Essa forma de governo procurava ainda conciliar os interesses da nobreza com os da alta burguesia.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

William Pitt foi o primeiro-ministro da Inglaterra durante todo o processo da Revolução Francesa e em parte da Era Napoleônica. Apesar de ter se entusiasmado inicialmente com a revolução, com o tempo, posicionou-se contra ela, quando começou o terror revolucionário a partir de 1894. Pitt foi responsável por desencadear várias ofensivas militares contra as colônias francesas da época, despertando o ódio dos jacobinos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

O terror jacobino, que caracterizou a fase da Convenção Nacional, instalou tribunais revolucionários que decidiam a sorte de seus opositores e matavam-nos na guilhotina. Além disso, essa fase radicalizou o processo político da Revolução, cortando os privilégios da nobreza francesa, como os direitos senhoriais, que remontavam às práticas econômicas do feudalismo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola