Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra dos Sete Anos

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre a Guerra dos Sete Anos, você poderá averiguar os conhecimentos que obteve a respeito de uma das principais guerras da Idade Moderna. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A chamada Guerra dos Sete Anos (1756-1763) foi um conflito que envolveu os principais reinos europeus do século XVIII, como Áustria, Prússia, Rússia, França e Inglaterra. A guerra teve início em 1756, com duas disputas principais: uma travada entre Prússia e Áustria, e outra, entre Inglaterra e França. Essas disputas envolviam os territórios de:

a) Alsácia e Lorena

b) Guianas e Antártida

c) Renânia e Santa Helena

d) Sibéria e Crimeia

e) Silésia e Minorca

questão 2

A Guerra dos Sete Anos, em virtude de sua grande proporção, exigiu o posicionamento de todos os principais reinos europeus. Um dos reinos que mais postergaram a sua decisão de entrar efetivamente na guerra foi Portugal. A vizinha Espanha era aliada dos franceses contra os ingleses. Portugal, em 1762, optou por ficar do lado inglês. Essa opção repercutiu no Brasil Colonial, em especial na região Sul do país, que:

a) insurgiu-se contra a coroa portuguesa e também ficou do lado dos franceses.

b) que se aproveitou da ocasião e pôs em ação a chamada Revolução Farroupilha.

c) comandada pelo italiano Giuseppe Garibaldi, lutou na guerra ao lado dos franceses.

d) foi alvo da invasão espanhola em 1763.

e) teve todo o seu território vendido para a Espanha.

questão 3

Em grande parte do tempo da Guerra dos Sete Anos, os conflitos estiveram polarizados entre Inglaterra e França. Essa polarização teve efeitos nas respectivas colônias que essas nações mantinham na América do Norte, que hoje são os atuais Canadá e Estados Unidos da América. Um dos efeitos da Guerra dos Sete Anos para o contexto da América do Norte do século XVIII foi:

a) o avanço da colonização francesa até a fronteira com o México.

b) a independência da Flórida.

c) a perda das colônias francesas para a Inglaterra.

d) a independência do Canadá.

e) a independência da Louisiana.

questão 4

Na maior parte das guerras modernas, ao fim, a ordem começa a ser restabelecida com tratados. Ao fim da Guerra dos Sete Anos, qual foi o tratado assinado?

a) Tratado de Paris

b) Tratado de Latrão

c) Tratado de Milão

d) Tratado de Versalhes

e) Tratado de Brets-Litovsk

respostas
Questão 1

Letra E

A Guerra dos Sete Anos começou em 1756, quando houve as disputas pelo território da Silésia, entre Áustria e Prússia, e pela ilha de Minorca, entre França e Inglaterra. A partir desse ano, os conflitos ganharam volume e atingiram também o continente americano.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Em 1763, em razão dos efeitos da opção portuguesa de se aliar aos ingleses na Guerra dos Sete Anos, a região onde hoje se encontra o Rio Grande do Sul foi invadida pelo exército espanhol (aliado francês), em represália. Quem comandou a invasão foi o famoso general Ceballos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Ao fim da Guerra dos Sete Anos, em 1763, a França, derrotada, teve de ceder grande parte dos seus territórios coloniais na América do Norte para a Inglaterra, como a região da Louisiana, Flórida e o Canadá. O restante das posses passou para o domínio espanhol, em razão dos prejuízos que a Espanha teve que arcar com a guerra ao lado dos franceses.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

O Tratado de Paris trouxe uma série de resoluções com relação ao fim da Guerra dos Sete Anos, terminada em 1763, principalmente resoluções relacionadas com a divisão dos territórios coloniais.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola