Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra da Indochina

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Guerra da Indochina, conflito que resultou no fim do colonialismo francês no sudeste asiático. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A divisão do Vietnã em duas entidades (Vietnã do Norte e Vietnã do Sul), a partir do paralelo 17ºN, foi estabelecida por quem e quando?

a) pelos japoneses, durante a invasão da Indochina em 1940.

b) pelos franceses, durante a anexação da Conchinchina no século XIX.

c) pelos próprios vietnamitas, durante sua independência em 1954.

d) pelos Aliados na Conferência de Potsdam, durante a Segunda Guerra Mundial.

e) pelos chineses, ao invadirem o país como desdobramento da Revolução Chinesa.

questão 2

A batalha derradeira, que derrotou os franceses na Guerra da Indochina e forçou-os a negociar um cessar-fogo com os vietnamitas, aconteceu:

a) na Cochinchina.

b) em Annam.

c) em Phnom Penh.

d) em Ho Chi Minh.

e) em Dien Bien Phu.

questão 3

(UEL) Nas relações internacionais após 1945, os Tratados de Genebra, de 1954, representam:

a) o fim da presença do colonialismo francês na Indochina.

b) o encerramento da Guerra da Coreia.

c) a divisão definitiva do Vietnã em dois Estados independentes.

d) o início dos preparativos para as eleições gerais, para a reunificação do Vietnã.

e) o início da Coexistência Pacífica entre URSS e EUA.

questão 4

A Guerra da Indochina era um conflito que acontecia entre franceses e vietnamitas, com os primeiros lutando para manter seu domínio colonial e os segundos lutando para se livrar dele. A partir de 1949, os Estados Unidos passaram a apoiar os franceses financeiramente, chegando a arcar com três quartos dos gastos da França no conflito. Essa postura dos Estados Unidos é explicada:

a) pelo interesse americano em manter a colonização francesa para garantir a vigência do acordo de exploração do látex das seringueiras existentes no Vietnã.

b) pelo temor dos Estados Unidos com o avanço do comunismo no sudeste asiático, principalmente após a Revolução Chinesa.

c) com o apoio americano aos franceses ser uma forma de punir os vietnamitas por terem apoiado os japoneses durante a Segunda Guerra.

d) pelo temor dos Estados Unidos de que a independência da Indochina pudesse motivar um movimento semelhante sobre as Filipinas, domínio americano no Pacífico.

e) porque o apoio americano em forma de empréstimos visava garantir o retorno desse dinheiro a partir do pagamento de juros em cerca de dez anos, conforme havia sido estipulado em acordo.

respostas
Questão 1

Letra D

A divisão do Vietnã no paralelo 17 e a criação das duas entidades distintas foram determinadas pelos Aliados na Conferência de Potsdam, ao final da Segunda Guerra Mundial. A parte sul do Vietnã seria ocupada pelos britânicos e, posteriormente, devolvida aos franceses. Já a parte norte seria ocupada pelos chineses. A ocupação chinesa no norte não foi ratificada por causa da ocupação realizada pelos comunistas de Ho Chi Minh, que proclamaram o Vietnã do Norte como uma república independente.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

A batalha derradeira da Guerra da Indochina aconteceu em Dien Bien Phu, próximo às montanhas do norte do Vietnã. Os 16 mil soldados do exército francês, que ocupavam a cidade vietnamita, foram silenciosamente cercados por mais de 100 mil guerrilheiros, liderados por Vo Nguyen Giap. Esses guerrilheiros promoveram intenso ataque sobre a cidade, o que resultou na fuga dos franceses e em duas mil mortes.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A Conferência de Genebra foi organizada em 1954, logo após os franceses terem sido derrotados em Dien Bien Phu. Como a opinião pública na França em relação à guerra era desfavorável, e como os franceses haviam sofrido pesada derrota em Dien Bien Phu, os franceses optaram por negociar o cessar-fogo e o fim do seu domínio na Indochina. Assim, ficou estabelecido que Laos, Camboja, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul tornariam-se nações independentes e que os franceses deveriam retirar-se da região.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

O apoio americano aos franceses aconteceu pelo temor dos Estados Unidos com a expansão do comunismo na região. A partir da implantação de um regime comunista na China, os Estados Unidos – já motivados pela disputa ideológica da Guerra Fria – começaram a agir para evitar que outras nações asiáticas também se tornassem comunistas. A existência de um forte núcleo comunista no Vietnã, apoiado pelos chineses, alarmou os americanos, que passaram a dar suporte aos franceses durante a Guerra da Indochina.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola