Topo
pesquisar

Exercícios sobre a invasão nazista da França

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a invasão da França pelo exército nazista, realizada a partir de maio de 1940, na Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Pouco antes da invasão da França ser iniciada, Hitler havia invadido outro país da Europa em razão do adiamento desses planos de incursão ao território francês. A invasão desse país foi considerada estratégica, pois garantia acesso à produção de minério da Suécia e daria à Alemanha importantes bases aéreas para atacar a Inglaterra. Estamos falando da:

a) Suécia.

b) Noruega.

c) Polônia.

d) Finlândia.

e) Iugoslávia.

questão 2

A importante linha defensiva francesa que reunia quilômetros de fortificações ao longo da fronteira da França com a Alemanha chamava-se:

a) Linha Maginot.

b) Linha Daladier.

c) Linha Ardenas.

d) Linha Meuse.

c) Forte de Eben Emael.

questão 3

(Enem cancelado-2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas posicionaram-se na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.

Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi:

a) a ocupação de todo o território francês, usando-o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.

b) a tomada do território francês, que foi, então, usado como base para a ocupação nazista da África do Norte, durante a guerra de trincheiras.

c) a posse de apenas parte do território, por causa da resistência armada do exército francês na Linha Maginot.

d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar em razão da resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.

e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês.

questão 4

A estratégia de guerra da Alemanha durante a invasão da França foi crucial para determinar a vitória que resultou na conquista do país pelos alemães em 46 dias. Essa estratégia alemã consistia em:

a) forçar um ataque pela Bélgica, por meio da guerra de trincheiras, assim como havia ocorrido na Primeira Guerra Mundial.

b) forçar um ataque à Linha Maginot para destruir as fortificações francesas e, assim, marchar até a direção de Paris.

c) atacar os franceses em três frentes, principalmente onde eles menos esperavam (Ardenas) e, a partir disso, realizar um movimento de pinça e cercar os exércitos franceses que lutavam na fronteira da Bélgica.

d) promover o desembarque de soldados alemães nas praias da Normandia e usar a região como base para iniciar a conquista até Paris.

e) promover um ataque pesado contra as defesas e bases aéreas para neutralizar a aviação de guerra dos franceses e, assim, a partir da utilização de paraquedistas, promover a conquista de Paris.

respostas
Questão 1

Letra B

O ataque à Noruega iniciou-se em abril de 1940 e foi realizado após Hitler ser convencido por um almirante nazista e um político norueguês da importância estratégica da conquista do país escandinavo. Além disso, a invasão do território norueguês tornou-se uma alternativa por causa dos dois adiamentos dos planos alemães em relação à França. A conquista da Noruega ainda garantiu a Hitler o controle sobre a produção de ferro da Suécia e a utilização de território norueguês como base aérea para os ataques contra o Reino Unido.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A Linha Maginot era uma série de construções militares fortificadas que se estendiam ao longo da fronteira da França com Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Essa linha de defesa foi construída durante a década de 1930 e recebeu esse nome em referência a André Maginot, Ministro da Guerra francês, que idealizou o projeto e convenceu o governo da França a financiar a sua construção. Argumenta-se que a Linha Maginot não foi construída até o litoral francês por causa dos altos custos da obra e pelo fato de os franceses não quererem ofender a neutralidade da fronteira com os belgas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A invasão da França pelos nazistas foi finalizada como uma vitória militar após a conquista da capital, Paris. A ocupação nazista concentrou-se no norte francês, enquanto o controle da região sul foi entregue a um regime colaboracionista que foi liderado por Philippe Pétain na chamada França de Vichy (nome que recebeu o governo colaboracionista da França). Esse governo colaboracionista existiu até 1944, quando a França foi reconquistada pelos Aliados.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A estratégia alemã consistia em atacar os franceses em três frentes simultâneas: norte, na Bélgica; centro, nas Ardenas; e sul, na Linha Maginot. O principal ataque aconteceria na região das Ardenas, onde as defesas francesas estavam enfraquecidas. Enquanto isso, ao norte, na Bélgica, os exércitos alemães atacariam e serviriam de isca para os franceses. Após avançar pelas Ardenas, os alemães realizariam um movimento de pinça cercando os exércitos franceses ao norte (maior concentração do exército francês).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola