Topo
pesquisar

Exercícios sobre os astecas

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre o povo asteca, você pode avaliar seus conhecimentos sobre esses povos que habitavam a América antes da chegada de Colombo. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(UFRJ) A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde:

a) ao México;

b) ao Caribe;

c) ao litoral pacífico dos EUA;

d) ao Peru;

d) à Venezuela.

questão 2

(UFES-adaptado) “Os astecas (azteca) ou mexicanos (mexica) dominavam com esplendor a maior parte do México quando os conquistadores espanhóis ali chegaram, em 1519. Sua língua e sua religião tinham-se imposto sobre imensas extensões de terra desde o Atlântico até o Pacífico e das regiões áridas setentrionais até a Guatemala. O nome de seu soberano Motecuhzoma era venerado ou temido de uma ponta a outra daquele vasto território. Seus comerciantes com suas caravanas de carregadores percorriam o país em todos os sentidos. […] Em Tenochtitlán (México), sua capital, a arquitetura e a escultura haviam alcançado um impulso extraordinário, enquanto o luxo crescia no vestuário, à mesa, nos jardins e na ourivesaria”. SOUSTELLE, J. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987: 7.) São características da civilização asteca, exceto:

a) A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.

b) Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e polo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das maiores cidades do mundo com a expansão do poderio asteca.

c) A economia era de base agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e plantas aquáticas nas margens pantanosas dos lagos), a técnica mais inovadora empregada na agricultura irrigada.

d) A sociedade asteca era dominada por uma dupla hierarquia: a dos dignitários (indivíduos investidos de altas funções militares ou civis) e a dos sacerdotes. No ápice, havia o rei (Huey Tlatoani), cujo cargo era eletivo.

e) A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos.

questão 3

A capital asteca impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os espanhóis a conquistaram em 1521 sob a liderança de Hernán Cortés. Estamos falando de:

a) Teotihuacan

b) Calpulli

c) Tenochtitlán

d) Yucatã

e) Montezuma

questão 4

O calpulli fazia parte da estrutura administrativa asteca e era responsável:

a) exclusivamente pela manutenção dos templos sagrados

b) exclusivamente pela realização dos sacrifícios humanos

c) pela organização de todos os rituais e festas religiosas e pela manutenção dos templos

d) pela arrecadação dos impostos e pela imposição da punição para aqueles que não pagavam corretamente

e) pela organização do trabalho agrícola, tributação, atividades religiosas, educação e recrutamento de guerreiros.

respostas
Questão 1

Letra A

Os astecas habitaram a região onde hoje se encontra o México. Parte dos domínios astecas estendia-se pela Guatemala, mas, em geral, os territórios astecas localizavam-se no atual México. A capital mexicana, Cidade do México, foi construída sobre a capital asteca Tenochtitlán.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

A alternativa E é falsa porque a prática dos sacrifícios humanos era importante dentro da religião dos astecas, pois era vista como uma forma de agradecimento a um dos principais deuses do panteão asteca: Huitzlopochtli. Os sacrifícios também poderiam ser realizados em homenagens a outros deuses, como Quetzacoatl e Tezcatlipoca. Ocorriam frequentemente com a utilização de escravos e prisioneiros de guerra em um ritual que, geralmente, resultava na retirada do coração da pessoa sacrificada.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Tenochtitlán foi fundada em 1325, em uma ilha no lago Texcoco pelo povo mexica. Estima-se que essa cidade abrigasse 300 mil habitantes na época da chegada dos espanhóis, em 1519.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

O calpulli era uma estrutura administrativa criada com o papel de auxiliar em diversas questões. A capital asteca, Tenochtitlán, possuía quatro zonas, e cada uma delas possuía cerca de cinco calpullis.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola