Topo
pesquisar

Exercícios sobre DIT

Exercícios de Geografia

A DIT – Divisão Internacional do Trabalho – passou por vários períodos e possui características que revelam o cenário econômico internacional. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Conceitue e caracterize a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Ver Resposta
questão 2

Observe as colunas abaixo e relacione as informações.

Coluna 1

I. Primeira Divisão Internacional do Trabalho

II. Segunda Divisão Internacional do Trabalho

III. Nova Divisão Internacional do Trabalho

Coluna 2

1. ( ) Exportação de cana-de-açúcar do Brasil para Portugal no século XVII.

2. ( ) Produção e exportação de café no período da República Velha.

3. ( ) Exploração de ouro no território brasileiro por Portugal no século XVIII.

4. ( ) Instalação da fábrica da Susuki no Brasil.

5. ( ) Compra de produtos industrializados britânicos pelo Brasil no final do século XIX.

Ver Resposta
questão 3

Leia o título da reportagem abaixo.

G1. 16/04/2013. Disponível em: G1.Globo

 

A Guerra Fiscal é um fenômeno relativamente recente na história econômica brasileira e está intrinsecamente relacionada à Nova DIT. Explique essa relação, conceituando Guerra Fiscal e descrevendo a lógica da Nova Divisão Internacional do Trabalho.

Ver Resposta
questão 4

(VEST Rio - adaptada)

Cortando fronteiras com capital e tecnologia, as multinacionais otimizam mercados, recursos naturais e políticos em escala mundial. Uma nova forma de acumular lucros, uma nova divisão internacional do trabalho.  

A nova divisão internacional do trabalho apresentada no texto tem como causa a seguinte atuação das multinacionais:

a) importação de matérias-primas do 3° mundo

b) aplicação de capitais em atividades agropastoris nos países periféricos

c) exploração de novas fontes de energia

d) implantação de filiais em países de mão de obra barata

Ver Resposta
questão 5

(UFSM)

SENE, E. & MOREIRA, J.C. "O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil". São Paulo: Ed. Scipione, 1998. p.42.

As letras A e B, na representação esquemática da Nova Divisão Internacional do Trabalho, poderiam ser substituídas, respectivamente, por:

a) metrópoles e colônias.

b) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.

c) países subdesenvolvidos e países desenvolvidos.

d) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos não industrializados.

e) países periféricos e países centrais.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a distribuição comercial da produção de mercadorias e matérias-primas envolvendo os países do globo terrestre. A DIT se caracteriza por reproduzir as condições estruturais e econômicas dos diversos Estados do mundo, em que os países desenvolvidos costumam seguir uma determinada tendência em comum e os subdesenvolvidos ou países colonizados seguem uma tendência outra.

Voltar a questão
Questão 2

1. ( I ) – A exportação de matérias-primas e produtos primários pelas colônias para as metrópoles, como foi o caso da colonização do Brasil por Portugal, é representativa da Primeira Divisão Internacional do Trabalho.

2. ( II ) – A Segunda Divisão Internacional do trabalho caracterizou-se pela produção de produtos agrícolas e primários pelos países subdesenvolvidos (como o Brasil) e a fabricação de produtos industrializados pelas grandes potências do período (como a Inglaterra).

3. ( I )  - O período colonial, indicativo da Primeira Divisão do Trabalho, proporcionou a exploração e produção de metais preciosos para as grandes metrópoles, o que impulsionou o desenvolvimento de algumas destas.

4. (III) – A instalação de multinacionais, buscando matérias-primas abundantes e mão de obra barata, é característica da Terceira DIT ou Nova DIT.

5. (II) – Ao passo que compravam matérias-primas e produtos primários dos países subdesenvolvidos, os países ricos exportavam para eles os seus produtos industrializados. Essas características demarcaram a Segunda DIT.

Voltar a questão
Questão 3

A Guerra Fiscal é a disputa entre as diversas regiões ou estados de um país para atrair a instalação de empresas estrangeiras, através da redução ou isenção de impostos. A instalação dessas empresas em países subdesenvolvidos, como o Brasil, faz-se em busca de leis ambientais mais permissivas, mão de obra barata e matéria-prima abundante. Tal configuração está relacionada à Nova DIT, em que as empresas multinacionais se deslocam para as mais diversas partes do mundo, produzindo produtos industrializados que são novamente destinados, preferencialmente, aos países centrais.

Voltar a questão
Questão 4

a) Incorreta – as multinacionais não importam matérias-primas dos países subdesenvolvidos, uma vez que elas já estão instaladas neles, portanto, não se trata de importação, mas de uma compra comercial interna.

b) Incorreta – apesar de existirem multinacionais que trabalhem na área agrícola, as atividades agrárias de um país geralmente são realizadas por produtores nacionais.

c) Incorreta – as multinacionais não costumam apresentar grandes preocupações com a utilização de formas alternativas de energia, sendo alvo geralmente de muitas críticas de ambientalistas e instituições de proteção ao meio ambiente.

d) Correta – a atividade das multinacionais é a instalação de filiais ou fábricas em países periféricos em busca de mão de obra farta e barata nesses países, além de um acesso mais facilitado às matérias-primas nesses países.

Portanto, a questão a ser assinalada é a letra d.

Voltar a questão
Questão 5

Na lógica da Nova DIT, os países industrializados e desenvolvidos correspondem à letra A, pois exportam produtos de alta tecnologia e industrializados, além de capitais. A letra B corresponde aos países subdesenvolvidos, pois esses exportam produtos industrializados (geralmente produzidos por multinacionais estrangeiras), matérias-primas e capitais em forma de lucro gerado pelas empresas multinacionais advindas de países desenvolvidos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola