Topo
pesquisar

Exercícios sobre divisão regional brasileira

Exercícios de Geografia

Para resolver estes exercícios sobre divisão regional brasileira, é preciso conhecer os seus diferentes tipos e os principais aspectos de cada região. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Com base no mapa a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:

Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹
Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹

a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.

b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.

c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.

d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.

_____________________

¹ Fonte do mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.124.

questão 2

 “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.

Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”.

(MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003).

Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:

a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.

b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.

c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.

d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.

questão 3

Observe a imagem a seguir:

Cavalhada — importante expressão cultural brasileira
Cavalhada — importante expressão cultural brasileira

A manifestação cultural acima representada é típica de qual região brasileira?

a) Centro-oeste

b) Norte

c) Sul

d) Nordeste

questão 4

(UFG) Observe a figura a seguir:

Mapa da divisão regional do Brasil
Mapa da divisão regional do Brasil

O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:

a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.

b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.

c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.

d) as características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.

e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos climáticos.

questão 5

(UFPI – adaptada)

Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:

Divisão regional brasileira
Divisão regional brasileira

a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.

b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.

c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.

d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.

e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

respostas
Questão 1

a) Incorreta – As regiões economicamente desenvolvidas, Sul e Sudeste, são as que apresentam as maiores taxas de domicílios com televisores.

b) Incorreta – A região Centro-Oeste apresenta uma boa quantidade de domicílios com televisores.

c) Incorreta – todos os estados do Norte, com exceção do Pará, apresentam mais de 85% dos seus domicílios com aparelhos de TV.

d) Correta – O Nordeste apresenta estados com uma grande quantidade de domicílios com TV, outros que apresentam quantidade média e aqueles que possuem uma baixa quantidade, o que caracteriza a sua heterogeneidade quanto a esse dado.

Voltar a questão
Questão 2

No texto, o autor destaca a mudança realizada pelo IBGE na década de 1970 que extinguiu a região leste e formou a atual regionalização — alterada somente em pequenas proporções, com a divisão dos estados do Mato Grosso e Goiás. Nessa ocasião, o IBGE conseguiu agrupar de forma mais acabada as principais características socioestruturais do país, com destaque para a industrialização concentrada na região Sudeste.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 3

As cavalhadas, expressão cultural representada na imagem, são típicas do Centro-Oeste brasileiro e muito presentes em cidades do estado de Goiás, como a Cidade de Goiás e Pirenópolis.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 4

A divisão regional apresentada no mapa é a que divide o país em três regiões geoeconômicas. Como o próprio nome sugere, essa divisão é elaborada a partir de critérios econômicos, além de sociais e produtivos.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – Na região Sul, a prátiva agrícola foi predominantemente intensiva, com remoção da vegetação e voltada para a exportação.

b) Falso – A região norte apresenta uma floresta heterogênea.

c) Falso – A região nordeste não vivenciou uma atividade mineradora, e foi a de maior importância durante o período colonial, principalmente com a atividade canavieira.

d) Verdadeiro – A região sudeste é, historicamente, a mais industrializada do país, concentrando a maior parte da população e polarizando a economia brasileira.

e) Falso – A caatinga é um bioma presente na região nordeste.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola