Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Governo Médici

Exercícios de História do Brasil

O Governo Médici representou o auge da repressão da ditadura militar, mas também um período de grande crescimento econômico. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UFC-CE) Leia a seguir o trecho de uma canção de Chico Buarque, lançada e proibida em 1978:

“Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão

A minha gente hoje anda

Falando de lado

E olhando pro chão, viu

Você que inventou esse estado

E inventou de inventar

Toda a escuridão

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar

O perdão.”

Identifique nas alternativas abaixo a que corresponde ao contexto da história do Brasil que a canção criticava.

a) O governo de Getúlio Vargas, caracterizado pela centralização e personalização do poder e pela suspensão dos direitos constitucionais.

b) O governo de Médici, que intensificou a repressão aos opositores, tornou a censura ainda mais rígida e manteve o Ato Institucional nº5, que lhe dava poderes para fechar o congresso.

c) O governo de Médici, que, a partir das críticas feitas pela sociedade, foi se encaminhando à abertura democrática.

d) O governo de Castelo Branco e o Ato Institucional nº3, que extinguiu os partidos, acabou com as eleições e reprimiu os movimentos de trabalhadores do campo e da cidade.

e) A Junta Militar, que, para resistir aos ataques dos grupos de extrema esquerda, teve de aumentar o controle sobre os meios de comunicação.

questão 2

(UFC-CE) O golpe militar em 1964 foi acompanhado por alterações na organização política do Brasil, como a cassação de direitos políticos, o fechamento de partidos e a censura. A partir de 1969, iniciou-se um período conhecido como “milagre” econômico brasileiro, em que predominaram os investimentos em bens de consumo duráveis, a exportação de manufaturados e a abertura do mercado ao capital estrangeiro. Foi também característica desse modelo econômico:

a) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

b) o investimento de capitais nas pequenas indústrias.

c) a redução dos salários dos trabalhadores menos qualificados.

d) a extinção do Sistema Financeiro de Habitação.

e) a criação da Sudene.

questão 3

Ao mesmo tempo em que reprimia duramente os opositores da ditadura militar, o governo de Garrastazu Médici pretendeu mostrar à população brasileira uma visão otimista do Brasil, principalmente através da utilização dos meios de comunicação de massa e o uso maciço de slogans ufanistas, como:

a) “O Petróleo é Nosso”.

b) “50 anos em 5”.

c) “Eu quero votar para Presidente”.

d) “Brasil: Ame-o ou Deixe-o”.

questão 4

Leia atentamente as alternativas abaixo.

I – No governo Médici, observamos o auge da ação dos instrumentos de repressão e tortura instalados a partir de 1968. Os famosos “porões da ditadura” ganhavam o aval do Estado para promover a tortura e o assassinato no interior de delegacias e presídios;

II – A repressão aos órgãos de imprensa foi intensificada, impossibilitando a denúncia das arbitrariedades que se espalhavam pelo país. Ao mesmo tempo, no governo de Médici, foi observado o uso massivo dos meios de comunicação para instituir uma visão positiva sobre o Governo Militar;

III – A participação do Estado na economia ampliou-se significativamente com a criação de aproximadamente trezentas empresas estatais entre os anos de 1974 e 1979. A expansão do setor industrial, viabilizada por meio da expansão do crédito, a manutenção dos índices salariais e a repressão política incitaram uma explosão consumista entre os setores médios da população.

Indique a alternativa correta abaixo:

a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

d) se todas as afirmativas estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem incorretas.

respostas
Questão 1

Letra B. Durante o governo Médici houve uma intensificação da repressão e a adoção por alguns grupos de esquerda da luta armada contra o regime. A censura foi também intensificada, com o intuito de calar os opositores.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. O chamado milagre econômico foi acompanhado de uma política de retração salarial para tentar conter a inflação, gerando, por outro lado, o aumento da desigualdade social com a concentração maior da renda entre os mais ricos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. O slogan expresso na alternativa D foi um dos utilizados durante o governo de Médici para criar um sentimento nacionalista e de grandeza do Brasil. Nesse caso específico, além de indicar a necessidade de amar o país, revelou também o exílio como caminho para os opositores.

Voltar a questão
Questão 4
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola