Topo
pesquisar

Exercícios sobre Eça de Queiroz

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre Eça de Queiroz abordarão as principais características da obra desse escritor, considerado o maior representante do Realismo em Portugal. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(UNESP - 2012)

Uma campanha alegre, IX

Há muitos anos que a política em Portugal apresenta este singular estado:

Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamente possuem o Poder, perdem o Poder, reconquistam o Poder, trocam o Poder... O Poder não sai duns certos grupos, como uma pela* que quatro crianças, aos quatro cantos de uma sala, atiram umas às outras, pelo ar, num rumor de risos.

Quando quatro ou cinco daqueles homens estão no Poder, esses homens são, segundo a opinião, e os dizeres de todos os outros que lá não estão — os corruptos, os esbanjadores da Fazenda, a ruína do País!

Os outros, os que não estão no Poder, são, segundo a sua própria opinião e os seus jornais — os verdadeiros liberais, os salvadores da causa pública, os amigos do povo, e os interesses do País. Mas, coisa notável! — os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar a ser os esbanjadores da Fazenda e a ruína do País, durante o maior tempo possível! E os que não estão no Poder movem-se, conspiram, cansam-se, para deixar de ser o mais depressa que puderem — os verdadeiros liberais, e os interesses do País!

Até que enfim caem os cinco do Poder, e os outros, os verdadeiros liberais, entram triunfantemente na designação herdada de esbanjadores da Fazenda e ruína do País; em tanto que os que caíram do Poder se resignam, cheios de fel e de té- dio — a vir a ser os verdadeiros liberais e os interesses do País.

Ora como todos os ministros são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos, não há nenhum deles que não tenha sido por seu turno esbanjador da Fazenda e ruína do País...

Não há nenhum que não tenha sido demitido, ou obrigado a pedir a demissão, pelas acusações mais graves e pelas vota- ções mais hostis...

Não há nenhum que não tenha sido julgado incapaz de dirigir as coisas públicas — pela Imprensa, pela palavra dos oradores, pelas incriminações da opinião, pela afirmativa constitucional do poder moderador...

E todavia serão estes doze ou quinze indivíduos os que continuarão dirigindo o País, neste caminho em que ele vai, feliz, abundante, rico, forte, coroado de rosas, e num chouto** tão triunfante!

(*) Pela: bola.

(**) Chouto: trote miúdo.

(Eça de Queirós. Obras. Porto: Lello & Irmão-Editores, [s.d.].)

Considere as frases com relação ao que se afirma na crônica de Eça de Queirós:

I. Os que estão no poder não querem sair e os que não estão querem entrar.

II. Quando um partido ético está no poder, tudo fica melhor.

III. Os governantes são bons e éticos, mas vivem a trocar acusações infundadas.

IV. Os políticos que estão fora do poder julgam-se os melhores eticamente para governar.

As frases que representam a opinião do cronista estão contidas apenas em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.  

questão 2

(UFPR) 

Eça de Queirós afirmava

"O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."

Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:

1. Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;

2. imaginação criadora;

3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;

4. linguagem natural, sem rebuscamentos;

5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;

6. senso de mistério;

7. retorno ao passado;

8. determinismo biológico ou social.

a) 1, 2, 3, 5, 7, 8.

b) 1, 3, 4, 5, 8.

c) 2, 3, 4, 6, 7.

d) 3, 4, 5, 6, 8.

e) 2, 3, 4, 5, 8.

questão 3

Assinale a alternativa que contenha a associação correta:

a) Eça de Queiroz → Prosa essencialmente imaginativa e romântica.

b) Eça de Queiroz → Principal representante do Realismo em Portugal.

c) Eça de Queiroz → O fenômeno da heteronímia é uma constante em sua obra.

d) Eça de Queiroz → A temática abordada quase sempre é amorosa.

e) Eça de Queiroz → Sua obra tem temática militante e panfletária.

questão 4

São características da obra de Eça de Queiroz, exceto:

a) Com a preocupação de fazer uma vasta análise da sociedade portuguesa da época e moralizá-la, Eça de Queiroz ficou conhecido por suas críticas às instituições sociais, entre elas a família, a igreja, a escola e o Estado.

b) O livro O Crime do Padre Amaro inaugurou o Realismo português. A obra tem como mote a denúncia contra a corrupção dos padres, que manipulavam a população em favor da elite, e também a questão do celibato.

c) Eça de Queiroz reproduz acontecimentos, tipos e comportamentos humanos de maneira fiel, conforme os preceitos da escola realista. É possível observar também o abuso do recurso da descrição e o exagero no uso de adjetivos, características do Realismo. A linguagem irônica também é uma de suas principais características.

e) Um dos principais escritores da literatura contemporânea, a oralidade na obra de Eça de Queiroz é uma de suas principais características. Os diálogos das personagens confundem-se facilmente com o fluxo de consciência do narrador.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As ideias contidas na primeira e na quarta alternativa podem ser encontradas no quinto parágrafo do texto: “os que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar” e “os que não estão (…) movem-se, conspiram, cansam-se” na luta contra os primeiros. Nesse embate perpétuo, os que não estão no poder se consideram eticamente superiores: “Os outros, os que não estão no Poder, são, segundo a sua própria opinião (…) os verdadeiros liberais, os salvadores da causa pública, os amigos do povo, e os interesses do país”.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Eça de Queiroz é considerado o maior representante do Realismo em Portugal. Com o livro O Crime do Padre Amaro, deu início a essa escola literária naquele país. A obra apresenta uma temática crítica, o que causou grande polêmica na sociedade portuguesa da época.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. As características descritas na alternativa “e” dizem respeito ao também escritor português, José Saramago.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola