Topo
pesquisar

Exercícios sobre concordância verbal: sujeito simples e sujeito composto

Exercícios de Gramática

A concordância verbal referente a sujeito simples e a sujeito composto se efetiva segundo pressupostos específicos. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
questão 1

(Fuvest – SP) “Disse o sabiá à flauta:

Eu, tu e o artista ---------- de modo diferente; mas o artista e tu ---- de modo igual. Portanto, entre ---------- e --------há uma grande diferença”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do hipotético diálogo acima:

a)      Cantam, cantais, mim, tu

b)      Cantemos, cantam, eu, ti

c)      Cantamos, cantas, eu, tu

d)     Cantamos, cantais, mim, ti

e)      Cantais, cantam, eu, você

questão 2

(Fuvest- SP)

Leia este trecho de notícia:

“A Polícia Federal investiga os suspeitos de terem ajudado na fuga para o Paraguai e a Argentina. A polícia desses países não puderam prendê-los porque o governo brasileiro não fez pedido formal de captura”.

(O Estado de S. Paulo, 22/8/1993, adaptado.)

a) No 2º período, há uma infração às normas de concordância. Reescreva-o de maneira correta.

b) Indique a causa provável dessa infração.

questão 3

Levando em conta os conhecimentos de que dispõe acerca da concordância verbal, sobretudo os casos relativos a sujeito simples e sujeito composto, leia, analise e faça as adaptações necessárias (quando conveniente), tendo como subsídio os enunciados abaixo. Não se esqueça de justificar sua resposta.

a) Mais de um aluno saíram da sala de aula após o intervalo.

b) A maioria dos professores farão cursos preparatórios nas férias.

c) Ela foi uma das atletas que mais atuou durante as Olimpíadas.

d) Fomos nós que fizeram todas as pesquisas.

e) Ou você ou ele sairão vencedores dessa partida.

f) Eu, tu e ele viajará tão logo terminem as aulas.

g) Minha mãe e grande companheira estão comigo em todos os momentos.

questão 4

Abaixo se encontram ambos os enunciados, cujos sujeitos se demarcam de forma idêntica, mas a concordância se efetiva de forma distinta.  Partindo desse pressuposto, analise-os, explicitando acerca dos pressupostos que os demarcam, tendo em vista, obviamente, a ocorrência em questão (concordância verbal).

A maioria dos formandos chegarão com alguns minutos de antecedência.

A maioria dos formandos chegará com alguns minutos de antecedência.

respostas
Questão 1

Em se tratando dos pressupostos linguísticos referentes aos casos relacionados à concordância verbal, atestamos ser condizente ao enunciado da questão a alternativa representada pela letra “D”, levando em conta os seguintes critérios:

* No caso de haver a primeira pessoa, ela irá prevalecer sobre as demais, devendo o verbo permanecer no plural, por isso, “cantamos”;

* No caso de haver segunda pessoa, o verbo poderá flexionar-se na 2ª ou 3ª pessoa, por isso, a forma verbal “cantais”.

* Em referência ao último dos casos, pelo fato de se fazer presente a preposição “entre”, o correto é fazermos uso dos pronomes “mim” e “ti”.

Voltar a questão
Questão 2

a)A polícia desses países não pôde prendê-los porque o governo brasileiro não fez pedido formal de captura”.

b) O emissor, por vezes desavisado acerca das regras preconizadas pela gramática, apoiou-se na ideia de que “polícia”, ora se caracterizando como instituição, denotasse uma noção de coletividade. Assim, resolveu atribuir ao verbo a flexão correspondente a tal noção. No entanto, segundo o que reza o padrão formal da linguagem, o verbo deve permanecer no singular, concordando com o sujeito, haja vista que ele se encontra no singular, pelo fato de se caracterizar como simples.

Voltar a questão
Questão 3

a) Mais de um aluno SAIU da sala de aula após o intervalo. 

Nos casos relativos a sujeito demarcado pela expressão “mais de um”, o verbo deverá, necessariamente, permanecer no singular.

b) A maioria dos professores farão cursos preparatórios nas férias.

Em se tratando de casos nos quais o sujeito se constitui da expressão “a maioria”, “a maior parte de”, o verbo pode perfeitamente concordar com o substantivo que as segue, apresentando-se como correta, portanto.

c) Ela foi uma das atletas que mais ATUARAM durante as Olimpíadas.

Nos casos relativos a sujeito composto formado pela expressão “um dos que”, o verbo, necessariamente, deverá permanecer no plural.

d) Fomos nós que FIZEMOS todas as pesquisas.

Nos casos em que o sujeito se demarca realçado pela palavra “que”, o verbo deverá concordar com o antecedente dessa, que, no caso, é representado pelo pronome nós.

e) Ou você ou ele SAIRÁ vencedor dessa partida.

Tendo em vista que a ideia expressa é a de exclusão, devemos nos certificar de que o verbo deverá permanecer no singular.

f) Eu, tu e ele VIAJAREMOS tão logo terminem as aulas.

Partindo do princípio de que a primeira pessoa deve prevalecer sobre as demais, o verbo, nesse caso, deverá permanecer no plural.

g) Minha mãe e grande companheira ESTÁcomigo em todos os momentos.

Ainda que em se tratando de um caso cujo sujeito é simples, embora constituído de mais de um núcleo, o verbo deverá permanecer no singular.

Voltar a questão
Questão 4

Segundo os pressupostos relacionados à ocorrência em questão (concordância verbal), se o sujeito for constituído da expressão “a maior parte de, a maioria de”, tanto o verbo poderá concordar com o núcleo dessas expressões quanto com o substantivo que as segue. Dessa forma, eis a razão de o verbo se posicionar de duas formas: flexionado e não flexionado.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola